Espada de Vidro - Livro 2


Título: Espada de vidro
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Resenha do primeiro livro 
Resenha do terceiro livro 

Resenha do quarto livro
Sinopse
Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.



  • Considerações

Essa obra é a continuação do livro “A rainha vermelha”, uma distopia que retrata as desigualdades e injustiças de um governo opressor.
É bem complicado narra à continuação de uma saga, até mesmo porque é a sequência do que ocorreu no livro anterior. Dessa forma no exemplar antecedente (para quem não quiser ler a resenha) somos apresentados há um governo escravista, que explora seu povo e considera o mesmo como inferior por não ter o sangue prateado e poderes*. O sistema politico é monárquico e os seus súditos que têm o sangue dessa cor (prata) e não pertencem a nobreza fazem parte da burguesia, ou seja, são comerciantes e consequentemente ricos. Na primeira obra conhecemos Mare Barrow, uma menina que tem sangue vermelho e se prepara para entrar para o exercito de seu rei prateado, pois não tem oficio e aqueles que não possuem profissão precisam lutar na guerra, sendo recrutados na adolescência.
Quando descobrem que Mare é vermelha e consegue controlar a eletricidade, e por esse “acidente” ter ocorrido nas frentes das câmaras e ser televisionado para todos os súditos, a rainha junto com o rei inventa uma identidade falsa para evitar uma guerra civil. Daí começa a jornada da nossa protagonista na corte, onde ela descobre que ninguém é confiável e como o poder corrompe as pessoas. Nesse livro conhecemos três possíveis pares românticos para a mocinha, mas confesso que tinha preferência por um e no segundo livro ficou mais do que evidente quem Mare realmente ama. Depois de toda essa narrativa vou contar o que achei do segundo volume.
Refugiada com as tropas da resistência, pois no livro anterior Mare consegue ser resgatada e assume um lado nessa disputa, ela vai à busca de outros “sangues novos” que são da mesma “raça” e apresentam alguma habilidade (poder) diferente, assim como nossa narradora. Entretanto até metade do livro, e mesmo compreendendo tudo que ela passou, achei Mare arrogante e sem essência. A impressão que tive até certo momento da obra é que a autora estava se perdendo na construção da personagem. Em muitos instantes a mesma por ter poderes elétricos se achava superior aos demais, querendo proteger demasiadamente quem ela amava e sufocando o leitor.
Creio que por tentar passar um lado tão humano da personagem Victória acabou caindo nesse círculo de monotonia, mas depois de um dado momento, particularmente no meio do enredo, as “rédeas” voltam a ser controladas e ação retorna. Vemos que a mesma coloca uma gotinha de romance, cenas mais agitadas e promissoras. Nesse instante comecei a perceber o talento promissor da autora que havia ficado escondido nas folhas iniciais, fui sucumbida para o mundo proposto e consegui sentir e viver os medos e receios de Mare.
A escritora também desmitificou outros personagens, uns que eram os “líderes” da revolução e tinham atitudes promissoras acabaram por ficar em segundo plano e perderam o impacto ameaçador, e particularmente isso não me agradou. No entanto, fora essas contraversões, quando a estória voltou ao percurso normal à curiosidade e ansiedade para ler a sequência retornou com grande impacto.  E Victoria conseguiu surpreender e emocionar. Não curto ler séries que não foram encerradas, e isso me deixou um pouco oprimida, mas estou ansiosa e espero que a autora lance logo as demais continuidades.

Por fim, podemos concluir que mesmo com as partes maçantes do inicio da trama a autora conseguiu se encontrar e concluir o que estava sendo proposto, de forma significativa e prazerosa. 

Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar. (p.275)

*Poderes como controlar vários elementos: fogo, água, agilidade, eletricidade e etc.

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Olá
    Eu também ja li esse livro, e adorei poder conferir seus comentários a respeito. Para mim foi uma leitura fluida, e pelo que pude perceber em sua resenha, você aproveitou a história também, apesar de ter considerado algumas passagens maçantes. Gosto muito dessa ambientação e dos personagens..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiro eu quero falar que concordo com você a respeito da dificuldade de narrar sagas. Eu tenho esse problema. Segundo gostaria de dizer que acho esses livros lindos, capa, diagramação, tudo. É uma leitura que pretendo fazer em breve

    ResponderExcluir
  3. Eu li apenas o primeiro livro e não gostei muito. Essa ressalva em relação a autora eu senti também no primeiro livro. Eu acho que ela se perde muito, sabe? Acho que ela força demais as coisas.
    Pretendo ler o segundo, mas não agora.
    Que bom que, apesar das ressalvas, você tenha curtido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu tenho muito receio de começar a ler essa série, pois vejo muita divergência em torno dela. Uns a ama e outros a odeia kk. Preciso ler e tirar minha sproias conclusões. Acho a capa do livro dois muito linda. É uma pena o começo ter sido bem massa te pra você, isso sempre acontece comigo. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de vontade de ler esse livro e o anterior também. Eu não costumo gostar de distopias mas essa história vem me deixando completamente curiosa. Achei legal saber a sua opinião e ver que mesmo achando o começo um pouco mais lento, você conseguiu gostar da leitura. Acho a capa linda.

    ResponderExcluir
  6. Li apenas o primeiro livro e gostei muito, apesar que senti a presença de outros livros na narrativa. Estou curiosa para ler este aqui e fiquei empolgada com o fato de algumas figuras de poder, ter perdido a força. Quer ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu já li a resenha anterior e confesso que tinha ficado com vontade de ler. Agora com essa, a vontade só aumentou! Que bom que ela consegue deixar de ser massante, afinal, livro que fica muito tempo assim acaba cansando e, por mais que eu não goste de abandonar leitura, fico lendo contrariada. Gostei da resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou com essa série na lista de vou ler, mas ainda não consegui encaixar nas leituras.
    Pelo que tenho visto, muitas pessoas acham que a Victoria se perdeu um pouco nesse volume. Não sei se é verdade, mas, acho que, mesmo que ela tenha se perdido, a obra cumpriu seu propósito e isso me agrada bastante.
    Gostei muito da sua resenha e vou tentar encaixar esse livro nas próximas leituras, pois tenho a impressão que vai agradar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Tenho muita vontade de ler essa série. Mas não vou colocar mais expectativas nela, já que Trono de Vidro é umas série super bem comentada e o primeiro livro não me agradou tanto quanto minhas expectativas esperavam. Por isso com essa vou ser mais tranquila.
    Acho a premissa bem interessante e gosto de distopias, então essa já vai para a lista de desejados, mas acho que vou esperar sai o terceiro livro. Como você não gosto de ficar esperando muito, além da ansiedade o frescor dos acontecimentos do livro anterior acaba se perdendo.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Eu não li toda sua resenha porque eu to com o primeiro livro aqui pra ler e eu não queria pegar spoiler. Eu espero muito gostar do livro, porque quero ler esse livro faz tempo.

    Beijos!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Estou louca para ler esse livro, mas confesso que esqueci de alguns detalhes do primeiro, por isso não comecei ainda.
    Mas amei ver suas impressões e saber que a continuação está incrível. Amei o universo criado por Victoria e com certeza é uma das melhores distopias que já li.
    Espero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oiiii, tudo bem? Eu também não curto ler séries que não estejam concluídas :3 Termino os livros e fico agoniada hahahhahah
    Mas curti sua resenha, apesar dos pontos negativos citados. E como eu gosto muito de distopias, talvez dê uma chance a essa série um dia, mas só depois que ela encerrar hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Sou louca para ler os livros, porém estou receosa, pois ultimamente ando vendo mais comentários negativos do que positivos.Gostei muito da sua resenha foi um tanto explicativa.Acho a premissa muito instigante.Pretendo em breve poder fazer a leitura.Beijos❤

    ResponderExcluir
  14. olá... ^^
    Já tinha ouvido falar dessa distopia, e apesar de curtir bastante o gênero não me empolguei com a premissa da série... nem é mais novidade que o poder corrompe... é o que mais a gente vê na literatura e na vida real tbm, infelizmente... =T
    apesar de à princípio a autora ter 'errado a mão', que bom que ao longo da trama ela foi ajustando melhor o enredo, né??? dando melhor ritmo a leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem eu já conhecia a série e tenho muita vontade de fazer essa leitura desde a primeira resenha que eu li do livro e mesmo com os pontos negativos que Você levantou na sua resenha me pareceu que a autora conseguiu se recuperar deles e proporcionaram a leitura interessante aos fãs continuo querendo muito fazer essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem eu já conhecia a série e tenho muita vontade de fazer essa leitura desde a primeira resenha que eu li do livro e mesmo com os pontos negativos que Você levantou na sua resenha me pareceu que a autora conseguiu se recuperar deles e proporcionaram a leitura interessante aos fãs continuo querendo muito fazer essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, a um bom tempo eu tenho o primeiro livro dessa série na minha lista de leituras mas não sei porque eu fico adiando a leitura sempre e coloco outros livros na frente, mas ele realmente me chama atenção e eu irei ler em breve, adorei saber que a protagonista tem esse poder, não sabia disso ainda

    ResponderExcluir
  18. Olá, Verônica! Nunca li sobre o primeiro livro, embora já tenha visto o bonito em muitos blogs e igs literários. Foi a primeira vez que li a sinopse e uma resenha deste também e gostei muito! É o tipo de Distopia que me agrada! Uma pena você ter sentido que a autora se perdeu um pouco na construção da personagem, mas que bom que outras construções da autora tenham te agradado.
    Parece ótimo! Parabéns e obrigada pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Morro de curiosidade em ler essa série, já li inúmeras resenhas sobre os livros dessa série e a cada novo comentário fico com ainda mais curiosidade. Mas, sempre que vou comprar livros, acabo me esquecendo de colocá-lo no carrinho :( Adoro distópias e acredito que irei gostar bastante dessa, apesar das suas considerações.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo ler essa série desde o lançamento, mas ainda não consegui. Até já comprei o primeiro. Li resenhas com opiniões bem divididas, o que me deixou com muita vontade de ler para tirar minhas próprias conclusões. Eu entendo bem você no que se refere às séries não concluídas, pois eu também sou assim, fico ansiosa pela sequência.

    Tatiana

    ResponderExcluir