Resenha: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares (Livro 1)


Título: O orfanato da Srta. Pergrine para crianças peculiares
Autor: Ransom Ringgs
Editora: Leya
Sinopse (Skoob)

O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares: Edição Mass Market no formato 14x21 com texto integral.

O livro que deu origem ao filme de Tim Burton! Com estreia marcada para setembro deste ano, o trailer começou a circular nas redes sociais em 15 de março e, até agora, já teve mais de 2,5 milhões de visualizações. Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, é um romance que mistura ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. Traduzido para mais de 40 idiomas. 

“Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” -- Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. 

“Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” -- John Green, autor de A culpa é das estrelas. 

“Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” -- Tim Burton

RESENHA DO LIVRO II - O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE: CIDADE DOS ETÉREOS  - CLIQUE AQUI

RESENHA DO LIVRO III - O ORFANATO DA SRTA, PEREGRINE: BIBLIOTECA DE ALMAS - CLIQUE AQUI

Minha Opinião



Ao escolher ler um livro à opinião popular conta, toda vez que percebo que determinada obra esta fazendo sucesso e com muita repercussão meu senso critico é aflorado e um certo preconceito surge.
Deixe-me explicar, ao nascer devo ter sido carimbada, pois não é por ser “diferentona”, mas muitos gostos populares em minha humilde opinião são questionáveis. Posso citar como exemplo cinquenta tons de cinza, o mesmo é uma fanfic de crepúsculo e até hoje não fui convencida de sua narrativa maravilhosa, e isso não é preconceito literário, pois leio e adoro new adult, mas essa obra não se diferencia em nada. Enfim, toda essa explicação é para justificar todo o receio que tive ao começar a leitura desse livro.
Antes de começar os elogios para a criatividade, preciso destacar que mesmo devorando o livro e cheia de curiosidade pela ação toda a trama demorou um pouco. Por mais ansiosa por cada página que passava, apenas no meio da narrativa que começou a ter um aspecto do desenvolvimento, entretanto acho que o autor apresentou detalhes que seriam importantes no decorrer da trama.
A primeira vez que vi a capa do livro deduzi ser suspense com terror e não despertou tanta curiosidade, no entanto ao assistir o trailer do mesmo e ler os comentários do Tim Burton corri para adquirir, e confesso: não me arrependi. Ransom Riggs nos presenteia com uma obra “peculiar” e com uma estória original, misturando a fantasia com fotografias que acaba dando um ar mais realista para o enredo. Encontramos na exploração do texto pontos impressionantes envolvendo a segunda guerra mundial, o preconceito aos judeus, fotografias bizarras e crianças estranhas. Não necessariamente a estória acompanha os fatos históricos, todavia é muito bom quando detalhes verídicos aparecem nas obras de ficção, e isso somou mais pontos em minha opinião.
O livro é contado por Jacob, um menino que pertence à classe social alta e que não se encaixa em muitos padrões exigidos socialmente. Dessa forma o mesmo navega pelas estórias contadas pelo seu avô Portman, sobrevivente e herói de guerra. Conforme o mesmo vai se tornando mais velho e alcançado a maturidade, percebe o quão absurdo as estórias são e deixa de acreditar, entretanto o amor que sente por seu ente querido é retratado com bastante enfoque e o afeta de forma sem igual quando o mesmo morre de forma estranha. Tendo alucinações e sendo motivado por pistas deixadas por seu progenitor ele (Jacob) vai à busca de respostas no País de Gales. A partir desse momento aventura começa.
 Somos envolvidos por poderes singulares, nomenclaturas especificas e novas descobertas. Assim como fendas, viagens no tempo, ymbrynes, acólitos e suspense. Todo script é instigante, surpreendendo em vários momentos pela criatividade e por uma imaginação tão rica. Apesar disso, não posso deixar de ressaltar que o final foi bem dedutível, já que é uma trilogia e tem continuação, e que o trailer tem aspectos bem incomuns. Apenas em três minutos do filme já deu para perceber que a protagonista não é a mesma do livro, contudo se tratando do cineasta responsável pela versão cinematográfica toda surpresa é bem vinda, além de sabermos que será uma produção soberba.
Como vivo ressaltando para meus amigos, opiniões podem ser divergentes, e talvez o impacto não seja o mesmo. Contudo gostei da narrativa, do enredo, dos personagens, dos diálogos e claro dessa mente tão perspicaz capaz de criar o inusitado e impactar os leitores com o novo e com propostas únicas. Então, navegue com Jacob, viva o amor com Emma, experimente o sobrenatural com Ave e vivencie traições. Todas as emoções podem ser sentidas no virar de cada folha, na análise de cada característica e na lombada de cada vírgula. Dê uma chance ao surreal e abra a porta da imaginação.



Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Olá
    Eu estou bem ansiosa para fazer a leitura desse livro e pretendo ler logo, pelo menos quero ler antes de ver o filme. Seus comentários ficaram ótimos e é claro que fiquei ainda mais curiosa para conferir. Antes eu imaginava que a trama poderia ser diferente do que realmente é, por isso minha curiosidade é enorme.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, este livro está na lista de próximas leituras e estou muito empolgada pra conhecer este enredo que tem sido tão comentado por todos. parte da minha ansiedade na leitura e porque quero ler antes de assistir o filme.
    Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uau, finalmente uma resenha "lúcida" sobre o livro. Li várias resenhas de quem já era fã da história. Gostei de ler a sua, pois estava até receosa de gostar do livro devido à pressão popular. Senti que realmente posso confiar na sua opinião. Vou anotar a dica da leitura, acho que vou me encantar com esse enredo tão diferente e sombrio.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha de inicio pensei que esse livro era de terror, mas pelo visto eu percebi que não e tenho ficado bastante curiosa para ler, principalmente por causa do filme que me parece ser bem interessante. Ontem mesmo já conferi o trailer e achei bem legal, mas o livro ainda não li. Pretendo pelo menos pegar o primeiro pra ver se eu vou gostar e se for o caso compro o restante. Mas vou aguardar, porque parece que a intrinseca vai relançar todos os livros. Espero ter pelo menos o primeiro na minha coleção rs

    Adorei a sua resenha viu? Gostei do seu ponto de vista sobre o livro.
    Espero que agrade outros leitores que ainda não leram.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  5. Oie! Quero muito ler o livro antes do filme, uma amiga já recomendou e disse que é ótimo, adorei a análise.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu quero muito ler essa série, pois de cara com essa capa a gente pensa que é uma história de tereis rsrs (e a primeira edição? Nem se fala. Eu tenho medo dela) Mesmo não tendo lido o livro eu tenho grande expectativas,pois confio muito no Tim. O treiler está muito incrível. Adoro e ler suas opiniões, pois assim como você falou: a opinião popular conta muito. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a obra, mas quero muito antes de assistir a adaptação cinematográfica.
    Essa série está em promoção se não me engano no site da submarino, mas não estou podendo gastar então terei que esperar mais um pouco rsrs
    Concordo que o autor tem uma mente bem perspicaz capaz de criar tais personagens e situações inusitadas que prendem a atenção do leitor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Estou bem ansiosa para ler esse livro, pois tenho altas expectativas. Mas, assim como Você, eu tenho o costume de não gostar das obras que muitos gostam.
    A sua resenha está muito bem escrita e senti que posso confiar na sua opinião, pois você até tinha receio de ler o livro. Acho que a história é envolvente e espero dar uma chance logo.
    Beijoa

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive curiosidade em ler o livro e adorei sua opinião na resenha. A história parece mesmo original e não sabia do filme, isso só aumentou ainda mais minha vontade em lê-lo!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Sempre tive curiosidade a respeito desse livro,logo, ao ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa! Preciso dele pra ontem e quero ler antes de assistir ao filme.
    Também devo ter nascido carimbada , pois, geralmente aquelas feeeebres mundiais não me agradam... A GAROTA DO CALENDÁRIO representa muito bem, pois, nunca tive vontade de ler, apesar de ser uma febre viral na blogosfera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Então eu fiz a leitura deste livro muito recentemente e amei assim como você disse cada um pode ter uma experiencia eu realmente esperava um pouco mais da trama algo mais sombrio.
    Como se trata de uma serie eu vou correr para as sequencias e ver no que dá
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Volta e meia me deparo com uma resenha da obra, e a sua como várias outras só me deixou ainda mais instigada com a obra. Sempre me pergunto como Jacob reage ao descobrir que as estórias contadas por seu avô não são tão falsas assim haha A sua resenha ficou ótima, adorei o jeito que escreveu ela, enfim.. espero pode lêa obra em breve e assim como você, adora-la haha

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Há um bom tempo que estou curiosa para conferir a trilogia, mas essa é a primeira resenha que leio e já fiquei surpresa pelo seu conteúdo. Concordo com você sobre sentir receio aos livros que se tornam populares, acredito que isso é super normal e fico feliz por saber que o livro não foi nem um pouco decepcionante. Eu não fazia ideia que tinha fatos verídicos na trama e que havia tantos elementos históricos, isso me deixa cada vez mais ansiosa para conferir essa obra peculiar, haha. Espero ler muito em breve pois adorei a sua resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. ooiii, estou vindo aqui pela primeira vez mas ja sei que virei sempre!

    Bom, primeiramente, o nome do livro foi muito familiar pra mim. Já havia ouvido mas nunca relacionado a livro ou a um filme.
    Mas, o fato de você ser como eu (referente a opiniões populares), me faz querer muito ler o livro e ADOREI você ter colocado o trailer do filme junto no post!
    Beijos ♡

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!!
    Recentemente resenhei este livro no blog "Caminhando Entre Livros" e apesar de ter lido umas resenhas falando muito mal dele eu achei que foi uma leitura agradável e bem escrita que mistura muito bem o suspense e o fantástico. Tanto que logo li o segundo e também gostei da estória e estou bem curiosa com o terceiro livro.
    Descobri através de sua resenha que temos muito em comum; também desconfio de livros que viram uma "febre literária", não achei que 50 tons mereça este destaque todo que recebeu (nem o livro nem o filme) e quando vi a capa deste livro pensei se tratar de um livro de terror...rsrsrs
    Espero que a adaptação cinematográfica atenda as nossa expectativas!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que a história era tão boa. Vendo o trailer fiquei mais empolgada ainda para conhecê-la.
    Adorei a sua resenha e espero poder ler o livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Como vai?
    Só conheci o livro mesmo através do filme que vai ser lançado, mas estou vendo que vou adorar ler quando eu tiver como porque amo tramas fantásticas e coisas "peculiares", kkkkkkkkkkkkkk.
    E claro, Tim Burton dirigindo Eva Green. Não amar esse filme será um pecado!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, acho o enredo bem intrigante e saber do filme me deixa mais animada ainda. Fico feliz em ver sua opinião positiva e ver que você recomenda a obra, com certeza tentarei ler esse ano ainda!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir