Resenha: Enquanto eu te esquecia?


Título: Enquanto eu te esquecia?
Autor: Jennie Shortridge
Editora: Única Editora

Sinopse
Lucie Walker não se lembra de quem é ou como foi parar nas águas geladas da Baía de São Francisco. Encaminhada para uma clínica psiquiátrica, ela aguarda até que um homem chega afirmando ser seu noivo. Entretanto, com seu retorno para casa, essa mulher sem memória vai tomando conhecimento de sua personalidade antes do acidente, da pessoa controladora, fria e sem vida que era, e dos segredos da infância e da família, assim como da situação do noivado e dos mistérios que podem ter provocado o acidente
Será que ela quer isso de volta? Será que essa nova Lucie conseguirá manter o amor por Grady, ou a oportunidade de recomeçar será sua salvação?
Intenso, franco e incrivelmente emocionante, Enquanto Eu Te Esquecia é um livro delicado, que nos questiona sobre a maneira que vivemos e nos lembra que sempre temos uma nova chance de ser feliz.



Minha opinião



            Creio que de todos os obstáculos para resenhar, o mais difícil é quando a paixão pela obra é tão evidente que as palavras lhe faltam, o medo assola, e a aflição é latente por não conseguir encontrar adjetivos louváveis.
            Recebi esse livro de presente da editora gente e única como um brinde de boas vindas pela parceria. Demorei em ler, não sei o motivo, entretanto ao pegar essa obra fui sucumbida por uma estória tão rica que me senti “boba” por não ter me aventurado antes.
            O mesmo é narrador através de três pontos de vista, Lucie, Grady e Helen. Lucie foi encontrada na Baía de São Francisco e não recorda de nada. Ao ser levada para o hospital psiquiátrico é diagnosticada com um distúrbio raro: fuga dissociativa. Tal doença é caracterizada como uma fuga da realidade que gera a amnésia, sendo essa passageira ou permanente. Grady é o noivo de Lucie, um homem emotivo, descendente de índios e muito carismático. E, Helen é a chave para tudo. Essa é a única parente viva de Lucie, as mesmas não tem contato há anos e remexer no passado pode gerar sentimentos dolorosos que deveriam estar enterrados, mas como não consertar tudo se o destino está lhe dando uma segunda chance?
            Com a narrativa vamos descobrindo como Lucie era frívola e mesquinha, a mesma começa a revelar uma personalidade mais humana, conquistando todos a sua volta e não ficando satisfeita com a descoberta do seu antigo eu. O amadurecimento e a simplicidade da protagonista são contagiantes, a mesma deixa de seguir padrões para se sentir aceita, percebendo que aproveitar os momentos são os maiores prazeres que a vida pode oferecer.           
            Em meio a todo o caos que se apresenta na vida de Lucie, ela percebe que os pontos de seu passado são a assombração para atitudes persistentes, tendo a tenacidade como plano de fundo para um enredo complexo e infeliz. Todas as chaves vão encontrando a fechadura durante a narrativa e vamos percebendo que a vida nos presenteia com segundas chances, esse não é um assunto repetitivo, e sim uma reflexão de como as pessoas se escondem em casulo por viverem traumas. A autora apresenta um romance tão peculiar e real que não tem como não se apaixonar e vivenciar a escrita fácil e significativa.
            Em todos os momentos o leitor é contagiado pelos mistérios e descobertas do texto, torcendo para que no final tudo se encaixe, com a expectativa a mil, para que essa dure para sempre. Com uma escrita prática e simples, autora soube abordar a essência da vida, descobrir o novo e perceber que o contínuo é a melhor escolha.


Percebeu algum erro gramatical, concordância ou coerência no texto? Nos avise no seguinte e-mail: pensaliterario@gmail.com Obrigada!



Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Olá
    Eu já li esse livro também e te entendo perfeitamente sobre o fato de ser difícil falar sobre ele, visto que é uma obra repleta de emoções. Gostei muito da sua resenha, especialmente porque você conseguiu repassar o que eu também senti com essa leitura. Esses mistérios e demais descobertas ao longo do texto fazem uma diferença enorme, além de nos permitir algumas reflexões. Fico muito feliz que você também tenha curtido!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adorei ler sua resenha!
    Também recebi esse livro como cortesia da Gente/Unica e amei a leitura! É realmente emocionante acompanhar a trajetória de Lucie. Fiquei muito curiosa para descobrir o que aconteceu no passado de nossa protagonista e confesso que fiquei chocada com o desfecho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Eu não li a obra ainda!! Adorei a resenha e a forma como você se sentiu ao ler a obra é ótimo se supreender assim né?
    Achei interessante o contexto da obra e agora espero ler em breve e ter essas mesmas sensações durante a leitura. Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Amei a capa do livro. Já aconteceu comigo de demorar para ler o livro e depois quando começo me pergunto por que não li antes hahah. A premissa é bem interessante e fiquei curiosa sobre os acontecimentos. Amei a resenha e espero ler o livro logo.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar brevemente sobre esse livro, mas não sabia bem do que se tratava a história.
    Achei a premissa bem interessante e sua resenha me deixou bem curiosa para conhecer a fundo essa história.
    Adoro histórias que são cheias de mistérios, e também que de alguma forma nos pareçam reais, então adorei a dica!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia o livro mas sua resenha está tão empolgante que me senti atraída para realizar a leitura também. Achei o enredo muito instigante e espero eu possa gostar tanto quanto você, se eu vier a lê-lo. Eu concordo com a sua opinião sobre resenhar um livro que gostamos muito, acho é é muito mais difícil.

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa deste livro linda!!! Já tinha visto ele por aí, mas acho que nunca tinha lido uma resenha dele. Fiquei curiosa com o enredo que você diz ser complexo e infeliz. Gosto bastante disso. Quero ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente ainda não sei porque não li esse livro,
    desde que ele foi lançado, me apaixonei pela capa e pela premissa e desejei loucamente lê-lo, mas com o tempo acabei priorizando outras leituras e ele foi ficando de lado e eu esquecendo que queria muito ler e conhecer a história de Lucy, mas ao ler sua resenha essa vontade veio com toda a força e não sei como, mas vou tentar encaixá-lo na minha meta de leitura desse ano.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Agora que parei para pensar notei que já tinha visto o livro por aí inúmeras vezes, mas nunca havia lido uma resenha dele e foi muito interessante ler sua opinião. É bastante difícil para nós falarmos de um livro que nos agrada muito. Acho que é mais difícil do que falar de um livro que não nos agradou tanto.
    Achei muito bacana o fato de o romance ser peculiar e, ao mesmo tempo, real. Estou bem curiosa em relação aos mistérios abordados na trama.
    Estou bem curiosa com a leitura, acredito que vá gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oláa, tudo bem? Eu já li muitos comentários sobre esse livro, tanto positivos como negativos. A premissa me lembra o livro Roubada, que foi uma leitura muito boa, então fiquei curiosa para conferir Enquanto Eu Te Esquecia! Gostei muito da tua resenha! É realmente difícil resenhar livros que a gente ama tanto, pois nos faltam palavras, mas você fez muito bem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Eu já tinha visto o livro em algumas livrarias, mas ainda não tinha parado para ler a sinopse e me surpreendi com o conteúdo do mesmo. A premissa é bem interessante, essa jornada de descobrimento interno que a protagonista passa e a troca de valores após a perda da memória é interessantíssima, acredito que a narrativa através de pontos de vista alternado também deve contribuir bastante para a obra. Fico feliz que tenha gostado da leitura, sem dúvidas vou anotar a dica e irei buscar ler a obra.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia ainda o livro mas achei a história muito interessante, diferente do que geralmente leio. Gostei de a personagem ser uma pessoa fria e calculista e após o acidente não demonstrar nenhuma dessas características, o que nos mostra que foi alguma coisa que a fez ficar assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, me sinto como você quando gosto muito de um livro acho bem mais difícil falar sobre ele pois parece que por mais que a gente fale nunca vai conseguir descrever com exatidão o que ele nos fez sentir.
    Adorei sua resenha e pode ficar tranquila pois com ela deu para perceber o quanto gostou do livro e como a história te envolveu. O enredo é bem interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre a protagonista que tem esse distúrbio de memória.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi, preciso dizer que já vi diversas essa obra e pensei em adquirir, e no entanto, deixei para uma próxima vez por não conhecer muito bem a estória. Agora vendo a sua resenha pude ter uma noção melhor sobre o que se trata a obra, achei bastante interessante o fato dos segredos e das segundas chances. Confesso que é meio clichê a protagonista que perde a memória e fica melhor ao voltar em questão da sua personalidade, mas isso não me desanimou a ler. Fiquei curiosa para descobrir o desenrolar e saber o que essa obra têm que te fez gostar tanto! Darei uma chance para a leitura sim, você conseguiu me convencer.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Desde quando vi esse livro pela primeira vez fiquei curiosa, mas acabei deixando de lado a vontade de ler, sabe? Isso porque eu ainda não sabia muita coisa sobre a história e agora lendo sua resenha fiquei mais animada para fazer a leitura. Achei curioso toda essa coisa de fuga dissociativa e imagino que deve ser interessante acompanhar todas as descobertas na história

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Sabe que eu já ouvi falar muito desse livro, até sempre senti uma certa vontade em ler ele, mas não sabia exatamente do que se tratava. Adorei ver a sua resenha e descobrir que ele é um livro marcante. Eu sou suspeita de falar pois amo livros assim, e sua resenha está muito bem escrita e fiquei com mais vontade de ler ainda. Com toda certeza lerei em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Caramba! Como suas resenhas são boas rs É a segunda que estou lendo e estou adorando. Vou até me inscrever na lista de email,pra não perder as próximas rs <3

    anicessilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu li esse livro pouco tempo depois que ele foi lançado. Lembro que fiquei super curiosa com a história e a cada página queria descobrir onde tudo iria acabar.
    Sua resenha me fez ficar com aquela vontade de reler o livro, e me encantar mais uma vez com a história. Acho que a editora não poderia ter acertado mais em seu presente de boas vindas né?
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir