Resenha: A breve segunda vida de Bree Tanner - Uma história de eclipse.


Título: A breve segunda vida de Bree Tanner - Uma história de eclipse.
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intríseca
Sinopse
Pela primeira vez Stephenie Meyer oferece aos fãs uma nova perspectiva do universo de "Crepúsculo". Na voz de Bree Tanner, uma jovem vampira integrante do violento exército de recém-criados que assola a cidade de Seattle no terceiro volume da série, "Eclipse", somos apresentados ao lado sombrio da saga.
Bree vive nas trevas, sedenta por sangue. Não conhece sua verdadeira natureza e não pode confiar nos de sua espécie. Sua breve história acompanha a semana que antecede o confronto definitivo entre os recém-criados e os Cullen - a última semana de sua existência.



Minha Opinião:



            Esse livro conta de forma rápida a estória de Bree, que para quem não lembra ou sabe teve uma pequena participação dentro da série crepúsculo, na verdade ela aparece no terceiro livro da saga que é chamado de eclipse.
            Fiquei imaginando em que categoria incluiria esse livro e creio pela forma como o mesmo foi escrito que se trata de um conto. Sua narrativa é fluída e curta, além de não existir capítulos, ou seja, a narradora nos mostra através da sua visão todas as tramas que ocorrem ao ser transformada em vampira.
            Comprei esse livro tem muito tempo, e nem lembro o que me levou a adquiri-lo. Como estou um pouco atarefada nas primeiras semanas desse mês queria ler um livro curto e esse foi o requisito para iniciar a leitura. Confesso que não achei que o mesmo iria me atrair, mas ao contrário do que se possa imaginar Bree é bem diferente da Bela, digo isso porque ao ler a hospedeira achei Peg (Peregrina) e Bella bem parecidas, embora o enredo seja muito diferente.
Nesse livro somos atraídos a ter uma visão pela perspectiva dos vilões, no caso das criaturas sobrenaturais: vampiros. Os personagens são bem encantadores e Bree não é chata, importuna ou tem tique nervoso como morder os lábios. Nas poucas páginas é possível perceber que a mesma valoriza amizade e que suas ações são esperadas, afinal ela é uma predadora e enxerga qualquer humano como um alimento que se locomove pelo fato de ter pernas. Mesmo sua pouca idade é perceptível à maturidade da protagonista, para quem leu a série deve lembrar como decorreu sua participação e por esse motivo a minha louca mente teve o capricho de imaginar algo ilusório, além do que a Stephenie fez. Não estou discordando do final, pois nem havia como ser diferente, mas me dei ao luxo de imaginar algo menos dramático e sim surreal.
Não tem como decorrer mais sobre o livro, afinal ele é curtinho e qualquer paragrafo a mais pode ser sinal de spoiler, entretanto posso afirma que a autora me surpreendeu em poucas páginas. Me mostrou uma versão vampiresca que não achei que fosse gostar e de nenhuma forma ela tentou mudar os poucos personagens inserindo sentimentos humanos. Não é uma obra de terror, todavia é possível ver o mundo através de olhos vermelhos e de presas, sem nos sentirmos ameaçados ou mesmo culpados pelas “vitímas”, ops, digo alimentos deixados pelo caminho.

Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade de conferir. Na verdade, até acabei esquecendo ele. Ele é bem curtinho mesmo né?! Que bom que a autora conseguiu lhe surpreender. Seus comentários me deixaram bem curiosa sobre a trama.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro já tem bastante tempo, mas lembro que gostei e consegui simpatizar com a Bree! Acredita que, quando li ele, ainda não tinha lido nem o Crepúsculo?! kkk pois é. Estou lendo a serie esse ano, mas devagar quase parando. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adorei a resenha, fiquei curiosa para conferir e desvendar sobre dos recém-cri
    Obrigada pela Dica!

    Aguardo a sua visita!
    Muitos Livros e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro na época em que era fã louca de Crepúsculo, mas nem me lembrava direito da trama...
    Me lembro que achei BEM diferente de Crepúsculo, mesmo sendo do mesmo universo. E pelo que você disse, isso surpreendeu.
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu não conhecia o livro por não ser uma fã da saga. Achei interessante que um livro tão curtinho tenha um enredo tão bom assim. Gostei de conhecer sua opinião sobre a obra, mas como disse, não sou fã, logo não me interesso muito para fazer a leitura.

    Beijjinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Eu sou apaixonado pela série Crepúsculo, rs. Eu li A segunda breve vida de Bree Tanner. Concordo que é beeem curtinho, mas gostei. Acho que o complicado foi que li beem depois que li a série Crepúsculo e tals.
    Eu quase o comprei em Inglês quando viajei pro RJ, mas minha mala estava cheia já :(
    Abraços!!!
    http://incriativos.blogspot.com.br/2016/05/leitura-de-livros-em-ingles.html

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã de Crepúsculo, muito pelo contrário rsrs Porém eu li todos os livros da saga, mas não esse em particular. Não fui conquistada pela autora, achei a escrita dela bem simplória, mas não desmereço seus livros, são uma boa pedida pra quem curte um romance. Gostei da sua resenha, para um livro tão curto ele parece ser bem completo.
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante dos filmes da saga!
    Cheguei a ler dois livros o Crepúsculo e Eclipse, e gostei bastante da leitura, pelo menos quando eu li a uns bons anos atrás.
    Nunca tive muito interesse por esse livro, mas que legal saber que ele te surpreendeu e que a personagem é bem diferente da Bella (chatona).

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Li este livro na época em li toda a saga e gostei da forma como a autora desenvolveu a vida de uma personagem que de outra maneira, jamais ganharia espaço na trama. Mas achei, particularmente, o livro sucinto demais, mas concordo com você, mesmo com poucas páginas, o livro foi surpreendente pra mim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca gosto muito quando as autores estendem uma história que fez sucesso com outros livros, falando a mesma história sob a visão de outro personagem ou até mesmo contando uma história diferente de um personagem secundário. Para você ver, eu nunca li os livros da extensão do Harry Potter, só li os setes principais mesmo. Mas agora com filme de Animais Fantástico e Onde Habitam, to pensando em ler só pra poder fazer aquelas comparações chatas que todo amante de livros gosta de fazer quando vê a adaptação cinematográfica ;p

    Dei a volta ao mundo só pra dizer que A Breve Segunda Vida de Bree Tanner não me atrai tanto.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não acho que a Peg e a Bella são parecidas, mas preciso concordar que a Bree é bem diferente de tudo: Madura e confiante do que é. Ela enxerga o mundo como precisa ver, não tem mimimi, por isso gostei tanto dela e detestei o final.
    Assim como você disse, não poderia ter sido um final diferente, mas esperança é a última que morre, não acha? rs
    Adorei sua resenha, ela me fez relembrar da leitura, obrigada ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro Crepúsculo, e tenho esse livro, mas acredita que ainda não tive coragem de ler? Justamente pela Bree ser uma recém-criada do lado dos vilões, tenho medo de achar sangrento demais, essa questão dos "alimentos" que ela deixa pelo caminho é que me preocupa... rs... ao mesmo tempo, ela é uma personagem que me intriga, que tem uma pequena mas importante participação no enredo, então tenho curiosidade de saber mais sobre ela. Um dia ainda tomo coragem de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas eu lembro da Bree em Crepúsculo! Já ouvi falar coisas muito boas sobre esse livro, mas ainda não tive oportunidade de le-lo.
    Ao contrário de você eu não achei a Oeg parecida com a Bella, mas acho que cada um enxerga de um jeito.
    Agora você me deixou com vontade ler o livro da Bree.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Eu só li o primeiro livro até agora, então não sei quem é Bree...hehe' até cheguei a pegar "Lua nova" uma vez, mas acabei não conseguindo ler, pois ele era emprestado de uma biblioteca e tinha mais pó do que livro lá *-* Como eu só tinha visto críticas negativas sobre a "Breve segunda vida...", confesso que nunca tive vontade de lê-lo *-* Mas ainda assim tenho curiosidade.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu adoro livros com vampiros, mas confesso que a autora me faz ter muito medo de ler esse conto em si. Até achei interessante essa forma de narrativa e por ela fluir bem e ser curta, pode ser que eu leia despretensiosamente. Adorei a sua resenha! Anotei a dica. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Olá Verônica!

    Eu, particularmente, não curti muito a serie, mas o livro da Bree me deixou apaixonada! Eu torci muito pela Bree, sei que seus atos em relação as vidas que ela tirou não deveriam ter justificativa, mas para mim teve. A Bree é realmente diferente da Bella, acho que por isso gostei tanto dela kkkk...

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie! Eu nunca li as obras da Stephenie, mas ganhei o box de Crepúsculo em um sorteio e estou mega ansiosa para ver se curto a leitura. Enquanto os livros não são enviados, um amigo comentou comigo sobre essa obra em específico e em como é agradável o fato de Bree ser muito diferente da Bella. A opinião dele, somada à sua resenha, me deixou ansiosa para conhecer "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner e descobrir os mistérios de sua existência e como ela conta tudo. Acredito que será ótima a experiência de conhecer a história através dos olhos da garota.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  18. Eu li o livro logo que foi lançado por aqui, então não me lembro muito bem. Mas lembro que gostei mais da narrativa dele do que dos outros livros - mesmo gostando dos livros a Bella me irritou um bocado e isso não acontece com a Bree.
    Achei que ela merecia um outro final, uma pena o que acontece com ela...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  19. Olá, nossa tu expressou exatamente o que eu não gostei em Crepusculo.
    "Bree não é chata, importuna ou tem tique nervoso como morder os lábios."
    Bree parece ser melhor do que a protagonista do sucesso mundial, queria também que tivesse um final diferente do que se decorreu no filme e livros, mas já vale a proposta de ter um livro só dela, isso que vale.
    http://kammyriquelme.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  20. Olá, sabe que fiquei bem curiosa para ler esse livro, mas acredito que eu teria que ler antes a série de Crepúsculo, coisa que estou querendo fazer já tem um tempo. Gostei muito da sua resenha, muito bem estruturada e instigante. Parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá *--*

    Tentei ler crepúsculo mas sinceramente a escrita da autora não deu certo pra mim. A estória é rasa os personagens mal desenvolvidos e ainda tem a personalidade tosca da Bella. Não leria o livro por não ter gostado mesmo. Mas fico feliz que tenha gostado.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Embora eu goste muito de narrativas vampirescas, nunca li os livros da autora. Mas o que me chamou a atenção neste livro é fato de ser narrado pelo ponto de vista dos vilões, não conheço nada do tipo. Achei a ideia fantástica porque nos proporciona conhecer um outro lado. Gostei muito da dica e da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oiee, tenho o livro na estante mas achei que seria um conto simples, sem nada muito profundo da história. Fico feliz em estar totalmente enganada. Não li todos os livros da série, então acredito que ainda não conhecia a personagem (nos livros). Assim que concluir a história irei conferir o conto, espero gostar.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Faz tempo que li esse livro e também gostei bastante da protagonista, além de ter um novo lado da história. Confesso que também imaginei um final diferente, mesmo concordando que ele não poderia acontecer haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Eu ganhei esse livro, na verdade tenho todos da serie, inclusive o novo, mas nunca tive um interesse de ler esse, os outros eu ja li. Sua resenha me animou a ler, parece ser bem mais do que eu esperava. Acho que por ja saber o destino dela, eu acabei deixando o livro de lado! Gostei bastante da resenha!

    ResponderExcluir