# 3 - Coluna de Ideias: Apenas rascunhos...



            Eu sempre procuro trazer algum tema polêmico que presencio no meu cotidiano, porém hoje algo diferente está me incomodando. Muitas pessoas não sabem a maravilha que é ler, não conhecem a emoção em navegar nas páginas de um livro, os conflitos e aflições de personagens, a visão através de outro olhar e como é sublime conhecer terras nunca antes vistas, desbravar mundos, habitar em lugares inimagináveis e por fim ser sucumbida por romances avassaladores. Essas são só algumas descrições de como me sinto, se for me aprofundar por esses mares, serei submergida pelas águas.
            Os erros gramaticas já fazem parte da vida do brasileiro, talvez você leia esse texto e perceba algum erro de coerência e coesão, algum adjunto no local errado, um substantivo sem sentido ou adjetivo sem qualidade. Mais não são esses erros que desejo apontar, afinal esses comparados com alguns outros se tornam pequenos deslizes. O que desejo é atrair sua atenção para questões básicas do cotidiano. Esses equívocos são usados em grafias simples, talvez já tenham presenciado os “concerteza” das redes sociais. Por isso listarei as vantagens de ler. 
           O primeiro que talvez não saiba é a empatia. A pessoa que ler consegue se colocar no lugar do outro, consegue analisar um problema de forma imparcial e sem fazer julgamentos.
“O amor não vê com os olhos, vê com a mente; por isso é alado, é cego e tão potente.” (William Shakespeare)
            O segundo motivo e não menos importante é o enriquecimento do seu vocabulário e a certeza de que deslizes pequenos não serão problemas. A chance de confundir “agente” e “a gente” serão mais difíceis de serem cometidos.
            “Antes do interesse pela escrita, há um outro: o interesse pela leitura. E mal vão as coisas quando só se pensa no primeiro, se antes não se consolidou o gosto pelo segundo. Sem ler ninguém escreve.” (José Saramango)
            Terceiro: é uma fonte para combater o estresse. Está com algum problema físico, emocional ou espiritual? Leia! Essa palavra tão pequena irá lhe levar para tantas aventuras que não tem como se prender aos seus problemas.
            “Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem.” (Mario Quintana)
            Prosseguindo para o quarto tópico, ler estimula a criatividade. Às vezes acho que minha cabeça fervilha que nem a do Bob, lembra dele? (O fantástico mundo de Bob transmitido pelo SBT) São tantas vidas, aventuras, emoções, fantasias..... Vivo muitas vidas em uma só, viajo há mundo distintos, navego por mares, sou rainha, sou escrava...... Como não ser criativo em um mundo tão rico?
            “Livros tem dessas coisas, faz mágica só com palavras.”(Michele Trevisani)
            E, por fim desenvolve autonomia e o pensamento critico. Quem ler interpreta melhor e consequentemente consegue construir sua opinião sem intermédio de ninguém. Consegue enxergar manobras politicas, decifrar enigmas sociais e conhecer as artimanhas da maldade. E, esses são apenas algumas aptidões herdadas de uma prática constante. A inteligência é construída pela sede do conhecimento.
            “A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos.” (C. S. Lewis).” 
            Todo esse texto teve como meta lhe convencer a ler, e utilizar essa armadura como escudo para não cometer enganos na escrita, em perceber as vantagens em ser um leitor. Para isso apenas vista o gênero que lhe atraí, persiga a estória que te complete e se comprometa com o enredo que lhe encanta. Não existe livro ruim, existe narrativa que melhor o descreve e que o transporte para realidades incompreensíveis. Aventure-se, seja lapidado por todo esse saber, eis um diamante bruto, refine-se.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” (Monteiro Lobato)


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Realmente, a leitura pode, não significa que consiga, trazer muitos benefícios, isso, lógico, depende muito do que se lê e a frequência. A leitura crítica é um ato cognitivo político, transcende a decodificação, mas como disse, depender do que está lendo e a frequência. Seu texto ficou bem interessante, gostei. Você já leu O texto na sala de aula, de João Wanderley Geraldi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, ainda não li, mas vou procurar me informar. Beijos!

      Excluir
  2. Oie...
    Adore esse post muito inspirador!
    É uma pena que poucas pessoas no Brasil tem o hábito de ler... Além de ser muito prazeroso ainda se tem muitos benefícios, como os mencionados, e ainda tem um que você não listou aqui: já foi comprovado que ler é bom para a memória!
    É muito triste quando entramos no facebook, por exemplo, e nos deparamos com centenas e mais centenas de erros gramaticais :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Amei o post. Realmente tudo que você falou é verdade e é por isso que digo com orgulho que eu sou uma Leitora! Bjs Lyh


    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  4. A leitura é algo mágico, que traz vários beneficios, muitos daqueles, você citou no post, acredito que quem não curta ler, é mais pelo fato de não ter achado o livro certo, acho que há um livro para cada pessoa, e este é fator que vai levar a ler outros, eu sempre gostei de ler, mas teve épocas que deixei sim de tocar em um livro e voltei depois de conhecer os livros da Agatha Christie, então vi que o meu gênero era o policial, suspense e terror, foi por conta desses livros que fiquei ainda mais apaixonada por ler, por isso, acho que aqueles que ainda não embarcaram em uma boa aventura literária, ainda não encontraram "O Livro". Enfim, espero que aqueles que venham ler o post, se sintam tocados a dar uma chance para leitura, que irá enriquecer a vida!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei seu post. A leitura nos traz benefícios sem fim e fico até triste que algumas pessoas achem ler uma coisa chata, sem sentido e outras coisinhas mais que já ouvi por aí. A leitura só me proporcionou coisas boas e queria que todos pudessem sentir as maravilhas que eu sinto ao ler. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!

    Otimo texto!!! Assim como você, eu acho que erros são comuns e até naturais e com o tempo, vamos melhorando né? Afinal a língua portuguesa está sempre em mudança.
    Concordo com seus pontos e acho que a melhor coisa que aconteceu comigo foi a mente aberta. Abrir mais a mente e os olhos.

    Ótimo post!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Realmente a leitura traz diversos benefícios ao leitor, este foi justamente o tema do meu Trabalho de conclusão de curso e é por isso que persisto em manter meu blog ativo,podem ser poucos leitores mas esses poucos estão interessados a lero que tenho a dizer porque entendem essa minha paixão e também se beneficiam dela

    ResponderExcluir
  8. Oie, Verônica! Eu amei seu texto, só acrescentaria que como leitores estamos sempre aprendendo coisas novas ou ampliando nossos conhecimentos. Ou seja, ler nos ajuda a crescer em diversos sentidos.
    Beijinhos e parabéns por escolher citações que complementaram sua fala tão bem!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir