Resenha: À espera de um adeus


Título: À espera de um adeus
Autor: Jorgeana Jorge
Editora: Novo Século - Talentos da Literatura Brasileira
Sinopse
Samantha nunca imaginou que o inverno daquele ano em Guarapuava seria tão frio e desafiador. Uma tempestade havia se instalado no seio do lar dos Cadore, e eles só perceberam o perigo quando parecia tarde demais. Douglas não sabia mais como sustentar um casamento com tantas áreas comprometidas. Apenas uma saída pareceu ser possível - o divórcio. Será que ainda haveria chances para reconstruir este lar?Para Samantha, restava uma última opção: reconquistar seu esposo. Isso não seria nada fácil. As colunas somente poderiam ser reerguidas com a ajuda de um verdadeiro Mestre de Obras.Personagens importantes aparecem para ajudá-la, e outros surgem dispostos a separar de vez esses dois corações apaixonados. Fé, amizade, traição, superação e muito romantismo permeiam as páginas deste lindo romance cheio de surpresas.




Opinião:

                Antes de começar essa resenha, fiquei pensando no que me levou a ler esse livro. O escolhi pela capa, e então o retirei do meu guarda-roupa, que se diga tem mais livros do que vestimenta. A capa contagia qualquer um, e nem sempre leio a sinopse.
            Dando ênfase ao paragrafo anterior, nem sempre escolho o livro pela capa, às vezes o pego de forma avulsa, outras pela sinopse e entre tantas alternativas sempre me surpreendo com a forma selecionada. E, não quero ser injusta com esse livro, por isso tentarei me focar no mesmo com opinião imparcial.
            Tal obra não é ruim, entretanto ele é voltado para um público especifico. Como poderei explicar de forma a não distorcer esse exemplar? Não importa, tentarei! Assim sendo esse é um livro de cunho religioso e pautado no cristianismo, o mesmo não esta classificado como autoajuda, mas sua intenção é socorrer casamentos que estão em crise. A autora foi bem perspicaz em conseguir desenvolver um tema único, voltado para mulheres que querem salvar seu casamento, utilizando a estória para dar dicas e abordar pontos importantes em uma relação matrimonial.
            Esse amparo e conforto que as mulheres buscam em suas uniões são direcionados por um olhar bíblico e baseado nas escrituras sagradas. Por que não quis dizer que os livros possuem pontos negativos, a resposta é simples: não tem. A princípio achei a narrativa enfadonha e arrastada, todavia passando alguns capítulos consegui me situar no meio da estória e simpatizar com os protagonistas. Contudo não sou casada, não vivi e não me vejo vivendo tal situação e dessa forma embora tenha acompanhado todo o progresso dos capítulos não consegui me colocar no lugar de Samantha.
            Eu sou romântica e é normal em alguns momentos nos deslumbrarmos com cavalos brancos e príncipes encantados, sei que tal façanha não é possível por isso me contento com uma monogamia e com um casamento do “até que a morte nos separe”. E imagino o desgaste que deve ser: anos de cumplicidade dentro da união estável, filhos, casa, trabalho, estudos..., tudo isso deve pesar negativamente na balança, sendo necessárias atitudes diárias de reflexão e análises, onde é imprescindível descartar sentimentos negativos como orgulho e vaidade. Para quem quer e gosta de ler sobre um prisma religioso, tendo sua fé renovada e esperanças de restauração para uma família alicerçada na igreja esse é o livro ideal. Aconselho que pegue seu navio, levante as ancoras, e navegue nos conselhos intelectuais e espirituais da fé, sendo transportado para um porto de esperanças e renovado por promessas.
            Por conseguinte, gostaria de dizer que às vezes me decepciono com alguns estilos literários e consequentemente seu conteúdo, porém não existe obra ruim, raramente classifico algo como insatisfatório, e como disse esse livro esta orientado para sujeitos com uma determinada característica, ou seja, se você não se enquadra nos detalhes citados nessa resenha, com toda a certeza vai encontrar mil motivos para classificá-lo como escasso, insatisfatório e fraco. Gostaria de enfatizar dizendo que o final, ao contrário do que imaginei, foi inusitado e a surpresa foi agradável.

            

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Sabe que a capa desse livro tbm me chamou bastante a atenção? Parece bem com o tipo de capa que eu mesma faria, sabe? Gostei da premissa do livro... estou passando por dificuldades no meu relacionamento e tbm acho que preciso de um bom mestre de obras para reconstruir as colunas que estão abaladas no meu casamento... embora não seja classificado como autoajuda, acho que cabe bem.,... embora eu ainda não tenha lido. Com certeza, eu leria esse livro.
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!

      Se você tá na mesma situação: leia esse livro! Ele com certeza vai mexer profundamente em suas estruturas emocionais e espirituais. Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a capa do livro, e não sei como ainda não tinha ouvido falar nada desse livro, porque pela sinopse e pela sua resenha, ele me chamou muito a atenção. É um gênero que me agrada bastante (ainda mais porque sou muito romântica mesmo), e por explorar relações e suas inevitáveis problemáticas. Imagino que as mensagens sejam bem tocantes, levando em consideração que demonstra ser tão realista. Já coloquei na minha lista de desejados ;)
    Beijos, Fer ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Concordo com você sobre a capa, ela é realmente bonita e olhando somente para ela não dá para saber que o livro aborda a religião. Preciso confessar que não sou uma pessoa religiosa, portanto, acredito que não me interessaria a fazer a leitura dele. Mesmo que eu fosse casada e estivesse passando por problemas no meu relacionamento, não buscaria a religião para resolvê-los.
    No entanto, respeito aqueles que o fazem e conseguem obter sucesso. Fico feliz que a leitura tenha sido válida para você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  4. Vou ter que ser o ponto fora da curva, não gosto desse tipo de capa, acho bem o clichê de livro de romance mais ingênuo e açucarado. Assim como você também não tenho filhos, não sou casada, não pretendo me casar, tenho zero espírito materno, então acho que não vou conseguir me envolver com a história da protagonista até porque sou agnóstica. Acho que nada do livro me atrai, então deixo pra quem tiver mais afinidade com o enredo.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sinceramente, não sabia que o livro tinha um cunho religioso. Em meu ponto de vista, ele não tinha nada disso. Confesso que fiquei bastante decepcionada.
    Sou uma pessoa com muita fé e acredito muito em Deus, mas não acho que me sentiria bem lendo esse livro, pois, assim como você, não vivi um casamento e a leitura poderia não ser tão importante e marcante para mim.
    Gostei de saber que você se surpreendeu com o final.
    Parabéns pela resenha e sinceridade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. A capa é realmente linda e desperta a vontade de ler, mas ao saber que o assunto é sobre casamentos em crise com cunho religioso a vontade de ler passou rapidinho.
    Achei bacana a sua resenha e forma como você a desenvolveu, as vezes é dificil ser imparcial com uma obra!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Interessante a temática desse livro. Eu não sou o público alvo dele, e prefiro, abordando o mesmo tema, livros como O mundo pós-aniversário, mas precisaria ler esse para fazer de fato uma comparação justa. Bjss e que bom que não houve decepção dessa vez! ^^

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/2016/04/a-maquina-do-tempo-hg-wells.html

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Realmente a capa é lindissima, e se fosse pegar o livro apenas por isso, com certeza terminaria a leitura bem frustrada. Confesso que não gostei tanto assim do tema, e vou deixar a leitura para outro momento.
    Bjks!
    Blog Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Gostei bastante da capa do livro, mas a premissa dele não me interessou muito. Não curto muito livros que falam sobre fé o tempo todo, seja qual for a religião dos personagens, então não o leria. Fico feliz que você tenha gostado do livro e do final :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Adorei a sua resenha! A forma como vc especificou os detalhes da obra e disse pq desterminado público irá gostar e aqueles que possivelmente não, que é onde me encaixo. Já havia lido algumas resenhas desse livro e todos falavam que era uma obra delicada e etc sem falar as suas impressões, como vc fez e por isso gostei da sua resenha. Infelizmente não é um livro que se encaixa no meu perfil mas conheço algumas pessoas que acho que apreciaram a leitura então talvez eu indique à elas.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andy! É muito satisfatório quando percebemos que a pessoa realmente leu nossa opinião. Beijos!

      Excluir
  11. Oi
    A capa é realmente linda e confesso que muitas fazes escolho por isso mesmo.
    Apesar de ser um livro religioso e romantico, não entraria na minha lista, por ora.
    Mas anotei a dica para ler assim que possível.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Ola eu adoro essa capa, acredito que para quem não é casada fica complicado entrar no clima da personagem, pois a vida a dois a rotina é complicada, não gosto de livros que exageram na parte religiosa, tudo tem sua dose certa, mas achei o tema bem interessante e pretendo ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    A capa desse livro é mesmo linda demais! <3 Me deixou apaixonada!

    Porém, acredito que, assim como você, não irei me identificar muito com essa leitura. Talvez eu dê uma chance pra ver o que acontece, mais pra frente.

    Eu amei a sua resenha! E gostei muito de como você deu a sua opinião de forma sincera e respeitosa! Parabéns!

    Beijos!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  14. Oi *--*

    Adorei essa capa, muito linda mesmo. Eu leria com toda certeza esse livro. A premissa me chamou muita atenção e mesmo sendo um pouco arrastado o começo acho que iria gostar bastante, parece aqueles livros que mechem bastante com a gente.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essa capa é realmente maravilhosa! Já comprei vários livros sem ler a sinopse, apenas por achar a capa bonita! Às vezes, tenho belas surpresas, outras vezes surpresas bem chatas. haha Eu gostei muito da sua resenha! Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas acho que daria uma chance sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Verônica,

    Eu também não costumo ler muitas sinopses... Se eu gostar da capa eu levo, se não eu leio a sinopse e vejo se vale a pena levar kkk.. Mas é muito difícil acontecer de eu não gostar!

    Enfim.. Como não estou passando por nada citado em sua resenhas, acredito que não lerei o livro. O final me deixou curiosa, mas acho que mesmo assim não lerei por ter um peso religioso. Enfim.. Gostei da sua resenha! Beijos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    Essa é nome, livros em guarda-roupa? ♥ Mas tenho certeza que tenho muuuuito mais livros do que roupa também kkkkkkk
    Eu também leria o livro pela capa e assim como você nem sempre leio sinopse. Já adorei saber que o livro mesmo não sendo de autoajuda fala sobre casamento e de certa forma diz como socorrer um casamento em crise, adoro livros assim como uma pegada de religião, nunca imaginaria que esse livro seria assim. Que bom que mesmo o livro sendo um pouco arrastado depois de algumas páginas você pegou o ritimo e se simpatizou com alguns personagens, acho que isso é bacana. Mas é sério que vc não se vê casada???? Sou casada desde os 16 kkkkkk já tem 5 anos e realmente não é fácil, mas é bom hehehehe E gostaria de ler o livro. Achei a premissa bem legal e me agradou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI!!
      Sim, rs, eu guardo meus livros no guarda-roupa, e no momento, embora namore não me vejo casada. Claro, quero casar, entretanto também não me imagino vivenciando os mesmos problemas que a protagonista. Não sabemos do futuro, mas essa é a realidade do meu presente. :)

      Excluir
  18. Eu nunca diria que é esse tipo de história pela capa. E okha que eu me encantei pela capa e estava imagjnando um romance fofo ou algo meio mágico, sabe? Tenho certeza de que ficaria mais decepcionada do que você se escolhesse ele pela capa e acabesse encontrando essa história.
    Mesmo assim, me pareceu interessante e como você comenta, também concordo que não existe livro ruim, apenas a direção dele é que pode não ser exatamente para alguns leitores...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Verônica tudo bem?Gostei do seu blog é muito fofinho parabéns! Bom,quero dizer que já li esse livro,e posso dizer que GOSTEI muito,gosto de ler livros que venham acrescentar algo positivo em minha vida,e que eu venha aprender com o mesmo,e que eu possa repassar o que aprendi,e com esse foi exatamente assim.A autora Jorgeana Jorge passa muitos ensinamentos para nós,é uma leitora bem prazerosa,acredito que todos deveriam ler esse livro,não só os casados,mais tb os solteiros(como eu rs)pq vc sem dúvida irá aprender demais..Enfim é um livro que recomendo muitoooo,e tb a continuação dele(Desafiados a amar)...E sobre o final dele é realmente INACREDITÁVEL e bem SURPREENDENTE!É um livro que mexe e muito com as emoções dos leitores,acho que vocês deveriam dá uma chance a ele,não irão se arrepender,bjoooo no <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Raquel e que bom que tenha gostado, beijos e procurarei saber sobre a continuação.<3

      Excluir