# 1 - Coluna de ideias: Autismo


Como forma de homenagem no dia 02 de abril é comemorado o dia do autismo. Tal data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientização e consequentemente redução do preconceito. Os dados mais recentes divulgados pela Revista Autismo retratam que na ultima pesquisa realizada pelo EUA (Estados Unidos da América) 01 a cada 68 crianças até a faixa dos oito anos é diagnosticada com essa síndrome.


            O autismo é conceituado com um transtorno que compromete o desenvolvimento social do individuo, geralmente pode ser diagnosticado até os três anos. Entretanto no ano de 2013 mudou-se a nomenclatura de algumas síndromes dentre elas o autismo que passou a ser chamado de Transtorno do Especto do Autismo ou simplesmente TEA. Até aí tudo bem, mas você deve estar pensando o que tenho haver com tudo isso? Primeiro como educador não poderia deixar de passar um dia tão especial e uma vitória para todas as pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo vivemos em uma sociedade que mesmo com toda a modernidade e informações instantâneas ainda está arraigada em preconceitos e embora se lute constantemente para combater essa ação ainda existem pessoas que por falta de informação ou mesmo intolerância não aceitam e discriminam pessoas diagnosticadas com tal síndrome.


Abordei tal assunto não querendo ir para o lado pedagógico, didático, currículo ou qualquer coisa que abrange a educação. Toquei no assunto para despertar o lado humano e solidário. Em quebrar paradigmas e ultrapassar concepções, transgredir ideologias e acima de tudo acreditar que o diferente pode e deve ser aceito.

Confesso que esse é um assunto que no futuro pretendo dominar com maior facilidade, até mesmo porquê estou pensando em me aprofundar no tema. Mais para essa postagem deixo apenas a lembrança e homenagem desse dia tão importante, e mesmo representado por um simples gesto significa muito para essas pessoas.  Espero que realmente a compreensão e intenção do texto tenha sido clara e que ideias possam estar sendo construídas e opiniões positivas formadas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
  • https://www.facebook.com/autismonobrasiltribunadoautista/?fref=ts
  • http://www.revistaautismo.com.br/
Não foi escrito seguindo as normas da ABNT





Comente com o Facebook:

31 comentários:

  1. Ótimo post! Preconceituosos não passarão!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Primeiramente preciso dizer que seu post está maravilhoso. O autismo precisa muito ser divulgado e são esses posts que podem repassar mais informações para nós, entre tantas ações mais que necessárias e esperadas pela sociedade. Que legal que você está pensando em se aprofundar cada vez mais no tema, e por favor, não deixe de compartilhar suas pesquisas conosco.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Amei o seu post, acho esse assunto muito bom de ser abordado, é importante sair da nossa zona de conforto e explorar o diferente sem medo, também pesquisei sobre Autismo e Síndrome de Asperger no último mês e vi vários depoimentos incríveis, vi o quanto é inútil todo o nosso preconceito e quão absurdo é achar que só pq uma pessoa é diferente que ela vai ser menos "normal" do que os outros. Parabéns pela iniciativa. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Adorei o post, e acho que esse tema deveria ser mais abordado nas redes sociais.
    Eu tenho interesse em ler alguns livros que falam um pouco do tema, mas preciso arrumar um tempinho para eles.
    Adorei o seu blog ♥
    Ganhou mais uma seguidora *-*
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa, Vê!! Nunca tive oportunidade de trabalhar com crianças altistas, mas acredito que todas elas tem muito mais a oferecer ao mundo do que os preconceituosos dizem ao classificá-las como "sábios idiotas". Esse tipo de pensamento tem que mudar já! E cabe a nós defendermos essas pessoas tão talentosas e sensíveis desses crápulas que andam por ai!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Show de bola o seu post. Parabéns pela iniciativa. Eu não conhecia esses dados, mas já li alguns livros a respeito de autismo que me fizeram entender de uma forma diferente do que eu pensava antes um pouco mais da doença. O livro O QUE ME FAZ PULAR é escrito por um menino autista e é simplesmente maravilhoso... nada de termos técnicos, uma linguagem simples e direta sobre como ele se vê e o que sente.

    ResponderExcluir
  7. Que postagem mais linda!
    Bela iniciativa, sou professora e sei como é difícil fazer as pessoas entenderem
    e respeitarem qualquer forma do que elas consideram "diferente".
    abraços.

    ResponderExcluir
  8. Que post lindo. Além de informativa, é mega pertinente aos dias de hoje onde quanto mais informação, melhor podemos entender o assunto e interagir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei o post, sua iniciativa é incrível.
    O autismo é um tema que, pelo que observo, as pessoas não gostam muito de discutir. Já convivi com autistas e, devo dizer, é bastante complicado, mas, também, é incrível.
    Gostei de você não ter abordado pelo lado didático e espero que você consiga se aprofundar, ainda mais, no tema.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu também não poderia deixar de parabenizá-la pelo post. Achei muito válida sua iniciativa.
    Infelizmente a maioria das pessoas não têm muito conhecimento sobre o que é o autismo justamente pela falta de informação. Não sei se isso acontece porque as pessoas têm preguiça e/ou não procuram se informar sobre o assunto, provavelmente achando que isso nunca acontecerá com alguém próximo a elas ou achando que nunca precisarão lidar com um autista, ou porque não querem mesmo. O fato é que essa patologia precisa ser ser mais divulgada e as pessoas precisam adquirir mais conhecimento sobre o tema. Esse é o primeiro passo para reduzir o preconceito e a ignorância das pessoas.
    Ontem mesmo vi uma matéria na TV sobre o autismo e acredito que seu post enriqueceu mais ainda o conhecimento que adquiri sobre o tema e que ainda vou adquirir, já que espero aprender mais sobre isso na faculdade. Parabéns mesmo.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Adorei o post, ficou ótimo! Eu sou educadora e acho fundamental que as pessoas saibam um pouco sobre o autismo e também sobre outros transtornos que também encontramos com frequência nos dias de hoje. Informação é sempre indispensável!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tudo bem?
    Hoje me dia, é necessário a abordagem de assuntos como esse, que mesmo com tudo,ainda sofre com o descaço e falta de respeito.
    Parabéns pela iniciativa.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei seu post! Falar sobre o autismo é sempre algo bem-vindo e de suma importância. Falta muito ainda para que todo mundo respeite e entenda isso! Meus parabéns pela iniciativa de abordar o tema em seu post e abrir os olhos de muita gente! Ganhou uma seguidora <3
    beijoos

    ResponderExcluir
  14. Oie, adorei a postagem e acho que essas pessoas merecem sim um dia e merecem ser lembradas. Sou deficiente visual e sei o quanto as pessoas as vezes tem preconceito com as diferenças. Fiquei chocada com os dados da ONU sobre a cada 68 crianças uma ter altismo, é um número muito alto e precisamos de conscientização e aprender mais sobre o tema que pode estar ao nosso lado nas pessoas que mais amamos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Parabéns pelo post, ótima iniciativa. São poucas pessoas que tem conhecimento sobre o Autismo. Existe muito preconceito no nosso meio. São posts como o seu que nos ajudam a conhecer mais sobre o autismo.

    ResponderExcluir
  16. Verônica!
    É um assunto que deve ser bem discutido e compartilhado por todos.
    Aqui teve ma comemoração na praia par as crianças autistas, palestras, brincadeiras, etc...
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Sabia que existia o dia mundial do autismo, mas não sabia que tinha sido dia 2 *-* Infelizmente, como você disse, ainda existe muito preconceito da sociedade em relação ao autismo, e, mesmo que tudo se modifique e se modernize, é algo que, acredito eu, não vai sumir tão rápido :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi,
    É sempre bom despertar o lado humanos das pessoas, por isso gostei tanto do post. A maioria das pessoas tem preconceito contra o desconhecido e é necessário divulgar o conhecimento sobre o autismo.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  19. OI *---*

    Que linda atitude sua divulgar o dia, não sabia que era nessa data. Adorei o post alem de informativo faz despertar quanto os preconceitos perante a sociedade. Eu tinha uma miga que a irmã dela eh autista e nunca conheci pessoa mais amorosa, não entendo como ter gente que despreza outra por uma condição, me enoja pessoas assim.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Confesso que não sabia que dia 02 de abril era sobre o autismo. O que eu conheço da doença é apenas o que li em alguns livros, ou até mesmo em pesquisa na internet. Mas preciso conhecer mais, pois o que sei é apenas superficial. Inclusive é um assunto que deveria ser melhor divulgado por todos os meios, pois deveriam saber mais sobre isso.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo post. Não conheço muito sobre o assunto, mas seu post ja serviu para tirar um pouco de minhas duvidas. Adorei sua iniciativa e espero que cada vez mais apareçam pessoas pra falar sobre esses assuntos abertamente.

    ResponderExcluir
  22. Meus parabéns pela iniciativa, as vezes essas datas importantes passam despercebidas pelos que não têm conhecimento ou convivência, o que é triste, vejo que as pessoas estão cada vez mais apáticas e iniciativas como a sua são preciosas.
    Vou compartilhar em minhas redes sociais, esse assunto merece mais atenção para reduzir o preconceito acerca.

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei sua iniciativa. Posts assim são importantes para conscientizar as pessoas, afinal pode acontecer na minha familia ou acontecer na sua. E precisamos estar preparados. Além disso existe um grande preconceito na sociedade e as pessoas precisam para com isso. Ótimo post! Esta de parabéns!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Gostei bastante da sua iniciativa. Confesso que sou leiga no assunto e nunca tinha lido nada muito especifico assim.
    Obrigada por trazer esses dados.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Adorei a postagem. Acho super importante textos assim, que nos conectam com algo que está tão presente nos dias de hoje e de certa foma ainda tão pouco conversado. Foi uma bela homenagem ao dia, uma ótima iniciativa.
    Me lembrou que estou aqui enrolando para ler Passarinha e que posso estar perdendo uma ótima leitura...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Adorei a ideia e o post, acho que o tema deveria ser mais conhecido, assim diminuiria o preconceito né? Inclusive esse é um assunto que minha irmã quer abordar na sua iniciação científica na faculdade.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Parabéns pelo post, realmente precisamos de mais pessoas como você, o mundo precisa.
    Eu não sei muito sobre o autismo, e sim. Me envergonho disso, seu post serviu como um alerta para mim e acredito que vou olhar o mundo com outros olhos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Parabéns pelo post! Maravilhoso!
    Eu tb tenho muito interesse no assunto, mesmo pq tenho um priminho autista e sempre procuro saber mais.
    Muito legal sua iniciativa.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem??

    Adorei o post! Amo saber mais sobre esse assunto... Esses dias eu estava ouvindo em um programa de rádio que em algum país (nem lembro qual agora) eles conseguem diagnosticar bem cedo e ninguém mais tem níveis altos de autismo... Pois eles vão desenvolvendo a criança desde pequena e depois quase nem se percebe mais...
    Tem um livro chamado o que me faz pular, foi escrito por um menino autista. O livro é feito de perguntas e respostas... Tenho que dizer que é incrível! Conseguimos conhecer ainda mais as dificuldades que eles enfrentam diariamente

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá... tudo bem??
    Menina eu acho super importante lembrar essas datas... quando eu trabalhava em uma escola... não deixava nenhuma dessas datas passarem embranco, mas depois as coisas foram acontecendo e acabou caindo no meu esquecimento... confesso que não sei lhe dar com a situação de estar na presença de uma criança autista, mas sempre achei interessante parar para observá-las... eu as acho incríveis e são super inteligentes... muito legal a sua postagem... parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
  31. O autismo é realmente um assunto que precisa ser abordado com mais frequencia. Acho importante falarmos sobre isso, até porque, eu conheço pessoas com autismo e não tenho muito conhecimento sobre o assunto.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir