Resenha: Desventuras em série 1 - Mau começo

Título: Desventuras em série 1 - Mau começo
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia das Letras


Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.




            Desventuras em série – Mau começo – conta a história de três irmãos que possuem habilidades distintas. Violet, a mais velha, tem o dom de construir invenções peculiares. Klaus é o leitor, o mesmo tem a leitura como fuga da realidade, sendo capturado para um mundo de emoções. E claro, a caçula e pequena Sunny, que gosta de morder. O que eles têm em comum além de serem irmãos? São órfãos, tem uma pequena fortuna e o seu tutor legal é o conde Olaf.
            Creio que muitos, se não leram, já assistiram o filme baseado no livro. Tal obra caiu em minhas mãos por intermédio do destino, onde fui presenteada por um enredo exímio, com planos maquiavélicos e mentes inteligentes que agem de forma constante para desvendar as artimanhas presente na estória. Entretanto por mais cativante que seja a narrativa é destinada ao público infantil.
            Antes de fazer minhas considerações, cheguei a achar o livro frívolo, entretanto refleti e olhei através de outro ângulo. Toda a explanação é feita para agradar e atrair crianças e/ou adolescentes, sendo a linguagem mais fácil, as palavras unidas aos seus significados, os capítulos pequenos, portanto com poucas páginas. Creio que para facilitar a interpretação também essa é uma ótima escolha para adultos que pretendem aprender sobre mundos novos, sendo seduzidos por argumentos de fácil entendimento e se aventurando em contextos extraordinários.
            Lemony envolve seus leitores a todo instante, é fácil imaginar qualquer cena, pois seu exemplar contém imagens interligadas ao contexto. A leitura é fluída e em pouco tempo consegue-se terminar a obra. Talvez, se não tivesse sido sucumbida mais cedo por todo o cenário literário meu encanto seria maior, entretanto já me rendi a várias fábulas, vivi várias narrativas, visitei diversos mundos e me afoguei dentro de abundantes textos, o resultado de tudo isso é apenas uma leitura satisfatória sem nenhuma trama surpreendente.
            Aconselho a leitura, a mesma te cativa, mas por não ser destinado ao público adulto, seu encanto seja singular. Afinal, o olhar de um adulto é totalmente transformado do olhar inocente de uma criança.
           
“Não sei se vocês já perceberam, mas as primeiras impressões muitas vezes são inteiramente falsas” (p.31)

“(...) quando perdemos um ente querido, os amigos às vezes nos evitam, justamente quando a presença de amigos é mais necessária.” (p.37)


“A não ser que vocês tenham tido uma sorte rara, raríssima, na vida, certamente terão passado por experiências que os fizeram chorar. Ou seja, a não ser que tenham tido essa sorte raríssima, vocês sabem que uma boa e longa sessão de choro é capaz de melhorar nosso ânimo, mesmo que as circunstâncias se mantenham as mesmas.” (p.57)

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Olá, adorei a sua resenha. Sempre tive muita curiosidade em ler essa série, apesar de já conhecer algumas características marcantes. Suas considerações me deixaram ainda mais curiosa para conferir e adorei os quotes expressados. Acredito que o leitor deve saber envolver bem o leitor.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá minha linda,

    Sou uma leitora que adora livros infantis, porque trazem sua leveza e enredos doces e cheios de aventuras, além de lições de vida essenciais e fáceis de ser assimiladas.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Ainda não li a série, mas vi o filme e achei interessante. As vezes fico tentada a ler, mas lembro que são vários livros e dá preguiça. Mas eu amo livros infantis, e tenho uma pequena coleção de clássicos. Talvez um dia dê uma chance para o primeiro volume e quem sabe não me apaixono.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita curiosidade para ler esta série porque amei o filme e também porque ouvi dizer que os livros, como via de regra, são ainda melhores. Mesmo não sendo para o publico adulto, eu quero muito ler e quem sabe, ler com o meu filho.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu adoro ver as resenhas desse livro, acho muito bacana a história, mas acho que nunca leria as obras, acho que não me adaptaria a tantos livros de uma mesma série rsrs. Mas Adorie a resenha. Se eu não estou enganado os livros vão virar série não é? Espero que sim, e também espero ver em breve
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Manoel!

      A Netflix comprou os direitos e está selecionando os atores, obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  6. Oi,tudo bem!?
    Confesso que só vi o filme mas ler a série é uma das minhas metas,assim que aquele box lindo voltar ao estoque das lojas online, rs.
    Mesmo infantil parece ser uma trama bem elaborada e imaginada, o que me deixa bem curiosa.
    Amei sua resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Tudo bem?

    Esse é um livro, na verdade, a coleção toda eu quero ler. Gosto de livros infantis, pois eles são os que mais ensinam!

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estava procurando um livro para incentivar a meu pequeno primo a ler, e como você citou esse, eu com certeza irei ler junto com ele. Como eu só assisti ao filme, nunca imaginei que fosse um livro voltado para criança, pensei que seria uma leitura mais pesada.
    Enfim, acho que estou precisando ler algo mais leve e que me faça sentir como uma criança.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Chorei de inveja, tô doida pata comprar a série toda. Apesar do filme ter sido baseado na obra, gosto muito dele e em aguçou a curiosidade com o livro.
    Realmente deve cativar e MUITO!!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não tenho dúvidas de que a leitura é cativante. Tenho muita curiosidade em ser essa série, pois só vejo elogios para ela.
    Não me lembro de ter visto o filme ainda, mas sou uma negação para nomes de filme, então, posso ter visto e apenas não me lembrar.
    Adorei sua resenha e os quotes e confesso que fiquei bem animada para ler.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá1
    Nunca li os livros mas já assisti um dos filmes e não me agradou.
    Achei a história irritante e deprimente. Não me cativou e todas as vezes em que passou na tv, tudo que conseguia fazer era trocar de canal logo no começo.
    Não leria o livro pela experiência ruim em relação ao filme e pelo meu desinteresse no enredo.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Nunca li essa série, eu acabo fugindo um pouco de livros que tem tantos livros.
    Não sabia que tinha filme, como é voltado para criança, vou procurar e ver com meu filho.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  13. Quero muito, muito ler essa série!! Infelizmente não consigo mais encontrar o box com todos os livros!! =/ Adorei sua resenha! Estou super curiosa para conhecer a história, em minucias, dos irmãos Baudelaire porque o filme condensa os três primeiros livros! oO
    Bjss


    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li o livro mas vi o filme e simplesmente amooooo, eu não sabia que era baseado em um livro e quando soube fiquei muito curiosa para ler, mas como vi o filme antes eu acho que não conseguiria me prender na história, mas vai ficar de dica para meu pequeno quando ele crescer. Eu também acho que vai ter uma série pela Netflix, não sei direito, mas se tiver mesmo eu vou ficar louca para assistir e ter que arrumar um tempinho .

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Sempre tive curiosidade deler essa serie, mas sempre fiquei com o pé atrás e com medo de não gostar do livro. Até hoje não havia lido uma resenha do livro, gostei muito de ler a sua, apesar de você deixar claro que a escrita é bem simples, mas ainda não sei se isso seria um problema para mim. Quem sabe eu não me aventure um dia na leitura deste livro não é mesmo?

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Eu sou absolutamente apaixonado pelo filme, quando assisti não sabia nada dos livros. Depois que conheci fiquei doido pra te-los, as capas são incríveis e a história é perfeita.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu leio livros desse tipo já me preparo de início para olhar para eles com outros olhos, e normalmente consigo embarcar na leitura como se fosse ainda uma criança ou adolescente. Amo livros infantojuvenis, normalmente eles me permitem revisitar outra época que vivi. Com certeza leria esse livro, pois me pareceu ter uma premissa bem leve e cativante.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oiee, quando tava na faculdade vi um amigo falando dessa série e na época fiquei bem curiosa e espero ter minha oportunidade de ler

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Bom eu assisti o filme e confesso que não curti muito não, mas a minha filha adora... e acredite ela se diverte com os planos mirabolantes... do personagem... eu já pensei em comprar o livro para ela... mas ela disse que prefere assistir mil vezes o filme... eu não tenho vontade de ler o livro... ele é muito fantástico pra mim e fora que é muito infanto juvenil... apesar de eu gostar livros voltados para os adolescentes... os fantásticos deixo passar boa parte... Xero!

    ResponderExcluir
  20. Oie
    a série é bem legal e eu tenho uma leve curiosidade por sempre ver as pessoas lendo e comentando, sua resenha ficou bem atrativa e vou colocar na lista

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir