Resenha da parceria com a autora Alana Gabriela - A Estranha Mente de Seth

Título: A Estranha Mente de Seth
Autor: Alana Gabriela
Editora: Autografia

Sinopse

Em 1914 dá-se início a um conflito de proporções inimagináveis que marcou para sempre a história da humanidade. A I Guerra Mundial.
A barbárie e a violência desse embate destruiu uma geração inteira de poetas, artistas, escritores, músicos, de inventores e atletas.
Foram mais de 19 milhões de vidas ceifadas, entre soldados e civis. Homens, mulheres e crianças que viram suas vidas e famílias destruídas pelos horrores das bombas, tiros e gases tóxicos.
Tudo isso foi resultado de uma série de fatores que colapsaram as estruturas políticas da Europa no Início do Século XX, mas teve como estopim o atentado que levou à morte do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-húngaro, e sua esposa em 28 de Junho de 1914 em Sarajevo.
O homem que o matou chamava-se Gavrilo Princip. Um jovem engajado em uma luta revolucionária e membro do grupo terrorista Mão Negra. Os tiros deflagrados por ele acenderam o pavio de uma bomba que estava prestes a explodir.
O que se escondia por trás da mente desse homem?
Quais segredos, paranoias ou dilemas ele viveu até aquele momento?
Neste livro, Seth Richards, um jovem que em um universo fictício e em um tempo mais recente serve como um espelho do que imaginei como sendo a mente do algoz de Francisco Ferdinando. Dessa forma podemos viajar entre o brilhantismo e a psicopatia desse personagem enigmático e sombrio.
Poderemos viver junto com Seth Richards suas dúvidas entre as alucinações e a realidade, entre o conformismo e a revolução, entre o amor platônico e a violência da paixão.

Seth R. é um jovem extremista, um pensador que vive entre aulas matinais na faculdade e noites de treino numa sociedade clandestina e assassina em Vojerasa. Seth tem duas obsessões que controla com frieza e paciência: manter Lauren, seu amor platônico e sôfrego, pura para sempre e matar o conde Luendres Marquez. Tudo foi planejado. Ele tem um plano perfeito. O mártir perfeito em quem se apoiar. Seth fará o impensado e causará a Primeira Grande Guerra.





Minha opinião



Sabe quando se procura as palavras, porém elas não vêem. É uma busca incessante onde as mesmas o consideram inimigo e se escondem como loucas! Pois esse é o momento que estou vivenciando, explorando a mente atrás das benditas e elas escapulindo.
Alana nos presenteia com uma psique complexa e desumana, tentando compreender as manivelas por trás desse contingente raciocínio, sendo a sagacidade ao mesmo tempo genial e estúpida. O que se faz compreender é que por trás da História existe um motivo, um desgosto, sendo combustível a sede da justiça. Talvez a legalidade seja imparcial e não faça jus ao que realmente seria a razão e contemplasse a todos.

A memória que a autora reaviva mostra como as engrenagens operam, deixe-me explicar. Essa obra foi baseada em um personagem real, que realmente vivenciou episódios registrados no contexto que despertaram o pior que existe dentro do homem: seus medos, instintos, selvageria, regredindo para os primórdios onde a busca pela sobrevivência era a lei do mais forte. Prosseguindo com a narrativa ela tentou desvendar tudo o que tinha na mente desse ser humano, como ele deveria pensar, agir... Como sua emoção poderia ser frágil e ao mesmo tempo cruel. Alguns pensamentos ligados a política parecem ser bem fieis e não muito anormais, entretanto outras idéias chegam ao limite doentio de se obter êxito para provar seu ponto de vista.

O mais incrível é que embora o diário não seja real, os acontecimentos sim! É perceptível o quanto Alana se aprofundou na história para retratar como os fatos poderiam ter ocorridos com os personagens que marcaram uma época. Quando disse que as palavras fugiam no começo dessa resenha era por essa questão: como escrever sobre algo que você amou sem dá spoiler? A graça consiste em você não saber quem é esse personagem e o mesmo ser revelado nas últimas linhas, é procurar qual parte da história ocorre tudo isso e fuçar lembranças que já foram enterradas para entender toda a circunstância do ambiente retratado.

Em poucas páginas as emoções fluem e a curiosidade também, para quem é um amante da história vai amar esse livro, agora se você não se identifica com esse universo tão vasto com certeza não irá delirar nas páginas dessa obra tão marcante e profunda. Espero ter feito valer a grandeza dessa obra nessas poucas palavras, e que as letra e rimas façam as pazes comigo.


PS: Gostaria muito de agradecer a parceria com a autora que tão gentilmente me enviou o e-book. 

Comente com o Facebook:

53 comentários:

  1. Ola tudo bem?


    Já tinha visto o livro e não tinha me chamado a atenção, mas quando li sua resenha fiquei curiosa. É muito dificil mesmo falar sobre algo que gostamos parece que tudo é spoiler ahhah


    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu AMEI essa obra. Tem até uma recomendação minha na contra capa desse livro hahahahah
    Achei fantástico pa forma com que a autora usou, fatos reais e ficção para criar essa obra. Lendo sua resenha, me deu vontade de reler o livro kkkkk

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas não descarto a possibilidade de ler por ser uma história verídica. A autora parece que acertou também ao desenvolver o enredo para ter feito você elogiar tanto. Gostei da indicação, quem sabe eu tenha a oportunidade de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro faz com que a gente de certa forma consiga entender como pensam os extremistas de hoje em dia , pois eles desprezam a vida humana, valorizando somente o que preenche sua percepção do que é certo e errado. Ignorando o que o resto do mundo pensa. Colocando em primeiro lugar as fantasias de suas loucuras.
    https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/blog/

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Não conhecia o livro nem a autora, mas certamente este parece possuir um enredo interessante. Gosto muito de coisas que envolvam as duas grandes guerras, mas prefiro assistir documentários do que ler livros sobre assunto, no entanto já li alguns que abordavam o tema e não me arrependi por isso não descarto a possibilidade de realizar essa leitura.
    Fatos reais certamente nos fazem apreciar a obra com outros olhos.

    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi

    Não conhecia a obra e não seria uma premissa que me chamaria a atenção, mas gostei de saber que você curtiu, é sempre bom encontrarmos livros que nos agradam.
    Fiquei só curiosa em ver como a autora misturou realidade e ficção, deve ter ficado mesmo fantástico.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Já na sinopse dá para perceber que o livro é forte e marcante, conforme fui lendo sua resenha, tive esta certeza. Gosto quando um autor se aprofunda na história para criar seu livro, o resultado é uma obra rica em detalhes e sem pontas soltas, penso que este livro seja bem assim...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nossa só pela sinopse já fiquei mega interessada, adoro livro com contexto histórico, eu sempre achei o começo da 1 guerra mundial meio confuso e quem sabe por meio de uma ficção não consigo entender melhor?
    Eu entendo como é fazer uma resenha em que as palavas não vem, passei por isso recentemente, a gente quer falar tanto, mas não consegue T_T, mas mesmo assim gostei muito da resenhas o//
    Beijos

    www.poyozodance.blogapot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Eu não conhecia o livro mas adorei a resenha, ele parece ser muito diferente , e a falta de palavras ej lhe entendo as vezes passo por isso e acaba sendo as nossas melhores resenhas não e mesmo? Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Infelizmente não sou uma amante da história, mas gosto dessa temática de guerra. É tão triste que tudo isso tenha acontecido, eu não consigo nem imaginar qual seria a amplitude desses acontecimentos. Não tem como se imaginar em uma guerra não enlouquecendo.
    A história parece ser muito interessante e também chocante, se tratando de fatos baseados realmente na guerra.
    Gostei bastante da sus resenha!

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Genteeee, que sinopse foi essa :O
    Cada resenha que leio desse livro tenho ainda mais certeza que preciso lê-lo, a premissa é incrível e o personagem é realmente bem interessante.
    A novidade é que eu não sabia que a obra foi baseado em um personagem real, que louco isso. Agora sim ficou mais interessante ainda.
    Amei amei amei



    http://colecoes-literarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ola! Nao me parece o meu tipo preferido de livros. Contudo, nao me parece ma ideia para fugir a rotina... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro, mas a sua apesar da falta de palavras achei bem intensa. Achi que quando gostamos ou amamos mesmo algo com intensidade fica difícil descrever em palavras o que sentimos e pensamos a respeito. E acho que foi exatamente isso que aconteceu com você nessa leitura.
    Eu gosto muito de histórias ambientadas na segunda guerra mundial e creio que mesmo quando se trata de ficção elas servem para nos fazer refletir sobre a capacidade do ser humano ser tão destrutivo com sua própria espécie! E depois nos dizemos racionais. É muito triste.
    Bom esss livro está na minha lista de desejados urgentemente.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu tive o prazer de ler História em Retalhos da autora e ler as primeiras páginas de Efeito Dominó.
    A Alana tem o dom de escrever maravilhosamente bem. Ela faz a trama ficar muito envolvente.
    Gostei muito da premissa do livro e do fato de ela ter feito essa mistura de realidade e ficção. Espero ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. primeiramente, parabéns pela parceria com a autora ^^
    Sobre o livro, leria de boas, amo histórias sobre guerra, mas a gente vê mais sobre a segunda do que da primeira... legal a autora ter pesquisado pra embasar melhor sua obra...

    ResponderExcluir
  16. oie Tudo bom???
    eu vi esse livro em um outro blog esses dias !!!
    Não é um gênero que eu me interessaria ou mesmo leria, mas fico contente que tenha gostado muito. Mas a premissa é muito boa, uma mistura de histórico, fatos reais e suspense.

    =)

    bjoks

    ResponderExcluir
  17. Confesso que a sinopse não me chamou atenção e sua resenha não me iluminou, na verdade me perdi um pouco rs, acho que o gênero não é pra mim, apesar de curtir o tema da Primeira Guerra. O único detalhe que eu achei bacana foi quando vc falou que é um diário que não é real, mas que os acontecimentos sim são reais. Deve ser interessante essa mistura da ficção com fatos reais.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia este livro, e como achei o enredo interessante vou anotar o título.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Oi, já conhecia o livro de capa, mas não sabia sobre o que ele falava. O livro parece ser interessante, assim que puder vou pega-lo pra ler. E parabéns pela parceria com a autora.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, não conhecia o livro, e mesmo não sendo muito fã do gênero, gostei muito da sua resenha. A obra parece ser interessante, mas acho que não é algo que eu leria nesse momento.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  21. OiiI!

    Eu ainda não tive oportunindade de ler essa obra, mas é a segunda resenha que leio e me encantei mais ainda! Achei maravilhoso o fato de mesmo sendo ficcional, a autora ter tido um cuidado ao pesquisar tudo para criar algo crível aos olhos do leitor.
    Parece ser um livro muito bom e de fácil entendimento, gostei!
    Só a capa que não me agradou muito!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante e leria apesar de não gostar de histórias que tenham algo a ver com guerra.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Oi
    É a segunda resenha que leio desse livro e estou com muita vontade de saber o que se passa na mente deste personagem tão perturbado.
    Muito legal quando uma obra é capaz de nos pegar de jeito e proporcionar tantos sentimentos.
    Gostei das suas impressões
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Não conhecia nem a autora nem a obra em questão!
    Que bom que você gostou da leitura!
    Achei tanto a capa quanto a premissa do livro bem interessante, gosto de histórias que se passam durante a guerra.

    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  25. Já vi alguma coisa sobre o livro, mas acho que esta é a primeira resenha que leio dele e fiquei muito curiosa em função da sua empolgação para descreve-lo e indica-lo. Quero conhecer a mente do Seth o mais rápido possível e espero ficar igual você: sem palavras. Sua resenha está perfeita!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Verônica!
    Vez por outra eu me deparava com esse livro por entre blogs e canais literários, mas não havia parado para conhecer de verdade do que se tratava. Pela sua resenha, parece ser uma obra construída de forma muito intrínseca e cuidado, mas admito que pelos temas retratados, como vingança, não me atraem em nada. Mas para quem procura algo intenso, denso e visivelmente sombrio, parece ser uma indicação mais do que certeira mesmo! Que bom que você, inclusive, gostou tanto, e sucesso à autora!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Nossa, que história incrível! Fico a imaginar cada um desses acontecimentos que são reais, com certeza vou ficar grudada as páginas, curiosa para chegar até a última págia. A capa desse livro está linda, e a premissa é bem convidativa. \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  28. Adorei a sua resenha e a sua linguagem de escrita. Parabéns!
    beijoss
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, poxa, adorei a ideia do livro, especialmente por tratar da 1ª guerra, que é tão pouco lembrada pela história em geral. Fiquei realmente curiosa pela leitura, pois acredito que é o tipo de livro que me atrai. Parabéns pela parceria. Bjs

    ResponderExcluir
  30. Li uma outra resenha desse livro e fiquei super interessada na história e saber que mais uma pessoa gostou, me deixa ainda mais animada! Estou com o ebook dele que adquiri na Amazon e a ansiedade está a mil agora! Quero muito saber quem é Seth e o mistério dessa história que tem surpreendido os leitores!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Olha primeiramente agradecida por tu ter me entendido, mas eu faço questão de refazer o comentário, pois agora estou mais calma e melhor e li sua resenha com calma e achei aliás muito bem escrito viu? Gostei da maneira que tu abordou sobre o livro. Não o conhecia ainda, mas de alguma forma os assuntos que são abordados sobre o personagem são muito bons, até porque de alguma forma pelo que estou passando agora me identifiquei um pouco sabe. Não sei se é um livro no qual eu leria por ser algo mais histórico, mas se for uma leitura assim tranquila para se fazer e que nos trás uma mensagem legal, eu acho que mergulharia para conhecer sim. Deixa eu te perguntar, tu por acaso tem o ebook dele? Porque qualquer coisa vou começar a dar uma olhadinha. Estou precisando de leituras para poder sair um pouco da minha zona de conforto e gosto até de conhecer coisas novas. Mas confesso que história mesmo não é meu forte, mas mesmo assim quando a estória é atraente eu acho que até vale a pena e pela maneira que tu elogiou a obra me parece ser muito boa, principalmente para quem gosta do gênero. Espero poder fazer a leitura, porque sim, quero conhecer. Quem sabe eu venha ainda me surpreender assim como você.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resumo-do-mes-de-fevereiro.html

    ResponderExcluir
  33. Ola lindona a capa do livro está linda, porém a sinopse não me chamou atenção, mesmo com sua ótima resenha ressaltando os pontos altos do livro, vou deixar a dica anotada para ler em outro momento, estou numa fase de romances e por isso não leria o livro agora. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  34. Oi.
    Ótima resenha!
    Eu ainda não conhecia a autora e nem a obra, mas fiquei muito curiosa por ela ter se utilizado de fatos históricos reais, isso deixa a obra ainda mais interessante se bem explorado.
    Fiquei curiosa para ler.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu gosto de livros marcantes e esse me parece ser um desses.
    A capa é meio metafórica, né não? Me passou uma coisa meio estranha ao olhá-la.
    A sua resenha me empolgou bastante. Eu não conhecia a obra e nem a autora e achei bem legal a construção e a originalidade dela. Vou com certeza ler em breve. :)

    ResponderExcluir
  36. É a primeira vez que leio sobre esse livro e confesso que fiquei bem curiosa com essa trama! Achei o enredo um pouco confuso, mas lendo sua resenha vi que pode ser uma leitura bem interessante para mim também. Vou anotar a dica! :D
    E parabéns pela parceria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bom?

    Meu Deus, eu já estava ansiosa para ler esse livro, depois de ver uma resenha extremamente positiva, mas agora essa ansiedade foi para mais de 8 mil hahahaha Não leio muitos livros desse gênero, fazendo com que a minha curiosidade seja aumentada. Parece ser um livro tão bom que fico até mal de não ter lido ainda :(

    Obrigada pela dica.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oie

    Adoro histórias fortes e marcantes. E como sou amante da história fiquei super com vontade de ler esse livro, com certeza do jeito que eu gosto.
    Sua resenha ficou ótima, passou uma boa ideia do livro.
    Parabéns pela parceria.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oii!

    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa após ler sua resenha. Já o coloquei em minha lista de leituras! Parabéns pelo post.


    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olá!

    Conheço a Alana, mas não conhecia seu livro. Não é uma leitura que eu faria agora, mas acho a premissa ótima e até original. Que bom que gostou da obra, espero que a Alana continue escrevendo, ela é incrível!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Hello!

    Não conhecia o livro A Estranha Mente de Seth e achei a capa interessante, que me chamou atenção.
    A historia eu gostei mto, foi mto bom saber mais do livro atraves da sua resenha, acho que temos o mesmo gosto.
    Quem sabe a autora te envie o livro fisico, eu gosto de ter sempre pra por na estante.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  42. Oi

    nossa que livro tenso! saber que coisas assim aconteceram é meio perturbador né....

    amei a resenha e nossa, esse livro deve ser ótimo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  43. Achei muito louco isso de ser baseado em acontecimentos reais e da gente não saber quem é o personagem e isso só ser revelado nas últimas linhas... mas nem assim fiquei com vontade de ler, só porque isso de vivenciar episódios que despertaram no protagonista o pior que existe dentro do homem me faz acreditar que não teria estômago pra essa história. Mas fico feliz que tenha amado tanto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  44. Oi!!
    Acho que já tinha visto esse livro pela internet, mas é primeira vez que leio uma resenha dele.
    Eu gosto de histórias que trazem fatos reais. Nossa eu tenho certeza que iria amar ler esse livro.
    A leitura se torna uma investigação, eu agora estou curiosa para saber quem é esse personagem e o que ocasionou tudo isso.
    Depois de ler a resenha é que fui ler a sinopse, eu preciso ler algo sobre a Primeira Guerra Mundial, vou adicionar esse livro na minha lista de leitura futura.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  45. Oi!
    Já tinha visto algumas resenhas desse livro, mas em nenhuma eu li que era baseado em algo real, e que a autora se esforçou muito para colocar os fatos como são, dando um toque a mais somente na pisique do protagonista.
    Sem dúvida essa é uma ótima leitura, pois mostra muito mais da mente humana, e principalmente do que se torna a mente depois de presenciar fatos tão fortes e sofrer tanto.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  46. Oi Verônica, a sinopse foi escrita por você ou é a oficial do livro? Bom, de qualquer forma isso não importa, adoro literatura histórica principalmente as que abordam o período das duas grande guerras mundiais, por isso este livro me chamou atenção. O que mais despertou minha curiosidade é que apenas no final a autora revela quem é o autor do diário (entendi isso certo?), porém já tenho uma boa ideia de quem seja ele, mesmo assim leria este livro. O fato de ela trabalhar com fatos históricos e buscar trazer a baila a consciência deste personagem ajudou bastante a tercerteza que lerei. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      A sinopse não foi escrita por mim, leia, é curto porém ótimo!

      Beijos!

      Excluir
  47. Eu li um livro que se passava na Primeira Guerra Mundial, mas sobre o genocídio armênio, e desde então fiquei fascinada por esse tipo de trama, é muito bom conhecer outro livro com essa parte da história, já que eu li tão pouco sobre ela, eu tenho certeza que vou amar a leitura. Sua resenha ficou incrível e me deixou cheia de curiosidade para conferir tudo!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  48. Olá... tudo bem??
    Nossa eu jamais imaginei que esse personagem era real... sempre vejo essa capa por ai... vejo alguns comentários... mas nunca tinha me aprofundado... lendo sua resenha percebi o quanto a história é mais interessante do que imaginei... essa questão do interior da pessoa e seus demônios... é fabulosamente interessante em uma leitura... e nada mais... vendo que isso realmente aconteceu me deu calafrios... e me deixou mais curiosa para conhecer o enredo... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Falou tudo!!!! Eu estou lendo esse livro, flor, e realmente me sinto ainda mais envolvida pelos pensamentos e sentimentos de Seth por saber que o personagem retrata alguém real... Ele é a personificação de uma compreensão, um conflito, uma sede de justiça e vingança que existiram.Isso me encanta e perturba ao mesmo tempo. A autora tem grande talento. Estou ansiosa para chegar ao desfecho.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Poxa, então eu vou amar esse livro, amo história e sou curiosa demais!!! rsrs

    Beijos, Thay.
    www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir