Resenha Água para elefantes

Título: Água para elefantes
Autor: Sara Grue
Editora: Arqueiro*

Sinopse

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.



Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.


Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.




Resenha

            Esse livro me intrigou, e olha que já li várias obras, mas de todas as narrativas nenhuma impactou tanto, e digo de antemão o motivo: me apaixonei por um locutor ranzinza e idoso, precisamente com 93 anos ou 90? (Quem leu entenderá o trocadilho).
            Um circo chega à casa de repouso, e Jacob começa ter doces recordações de sua juventude, conforme os dias se passam as lembranças surgem o levando há um tempo onde era veterinário no circo e refletindo sobre as verdades que aconteciam atrás das cortinas de um picadeiro. No circo ele aprende o valor de se ter amigos e como qualquer animal precisa de amor e carinho, não muito diferente dos seres humanos.
            A trama mostra o que acontecia nos espetáculos circenses, os maus tratos que os animais sofriam na mão de August, responsável pelo treinamento das “feras”, e toda a rotina desses artistas que moravam nos vagões do trem “Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra”.
            Confesso que imaginava um Jacob diferente, com mais atitude sendo mais presente e lutando contra essa violência sofrida pelos bichos durante toda a leitura, e embora tenha gostado bastante do livro a atitude dele é completamente irregular do que é esperado. Até entendo os motivos pelo quais ele não pode fazer muita coisa, porém é impossível não se comover com Queenie a cadela de Walter o palhaço-anão, ou com Silver Star o cavalo de Marlena, o leão banguela Rex, o chimpanzé Bobo e a elefanta Rosie. São esses personagens que fazem o livro ficar interessante, onde adrenalina lhe faz querer entrar no contexto e agir. Então, convido todos a embarcarem na locomotiva e conhecerem as atrações do espetáculo do Tio Al.
            Ah, não poderia deixar de falar do romance que ocorre entre Marlena e Jacob, porém preciso confessar que após ler o livro corri para assistir ao filme e foi uma decepção. Primeiro por que a caracterização tanto física como de personalidade dos personagens são muito diferentes da descrita no exemplar. Marlena tem 21 anos (ela casou com 17 e tem 4 anos de casada) e Reese Witherspoon parece bem mais velha, depois Jacob é ruivo e Robert Pattinson não, sei que isso é decorrente de se adaptar 272 páginas em 2hs, mas mesmo assim surgiram cenas inexistentes, alguns nomes importantes não apareceram e outras coisas tão significativas não tiveram a devida consideração.
            Dessa vez a resenha não ficou muito aplumada, pois estava com receio de acabar dando spoiler, porém o final é impactante e surpreendente para um Srº. de 93 ou 90 anos?

"Queria dizer o que disse, e disse o que queria dizer...O elefante é cem por cento fiel."

Theodor Seuss Geisel, Tonho choca o ovo, 1940



               *Embora a capa esteja como editora Sextante na minha aparece arqueiro.

Comente com o Facebook:

38 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Eu vi o filme confesso, o livro nunca me atraiu, mas a história e linda isso tenho que concorda, adorei sua resenha, e esse livro, quem sabe um dia eu leia né?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?


    Adorei a sua resenha. Você acredita que eu tenho esse livro há anos na minha estante e nunca li? Me disseram que é dramático e, quem lê, chora muito. É verdade? Isso me desestimulou um pouco na leitura, porém depois dessa resenha espetacular (apesar de não ser aprumada, rs), vou tirar o pó desse livro e me aventurar nessa história!

    Obrigada pela dica.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellida!

      Sou a maior chorona do mundo e não achei que o enredo seja tão dramático assim, ocorre momentos que nos comovemos com o Jacob idoso e abandonado com sua tristeza e reflexão ou mesmo as agressões sofridas por Rosie, a elefanta, mas nada que transforme tudo em uma choradeira.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!!
    Já assisti o filme algumas vezes e sou encantada.
    Ler sua resenha e saber de algumas distinções entre o livro e a adaptação me deixou curiosa para ler o livro. Acho que quando minha lista diminuir, ele entra hahahaha
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro quando lançou. Eu gostei muuito! Pretendo ler de novo!

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  5. Ai meu Deus, eu não posso ver este livro que já me dá aquela vontade de reler!!!
    Um dos melhores livros que já li na vida. Assisti ao filme e, claro que possuem suas divergências, mas de uma forma geral eu gostei do filme também, lógico que o livro é infinitamente mais lindo!!! Emocionante.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um relacionamento de amor e ódio com esse livro, não porque li, mas por não ter lido ainda... kkkk Não sei se dá pra entender.

    Quero ler, mas não quero ler.
    Acho interessante, mas não muito.
    Daí desisto sempre, vou deixando para depois e até hoje não li. kkk


    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que a capa deste livro sempre me chamou a atenção. Mesmo eu nunca tendo gostado de histórias de romance, esse realmente me atrai muito pelo contexto das coisas acontecerem em um circo. Circos tem uma certa magia que eu gosto muito. A questão de apresentar também os maus tratos que os animais sofriam nesses ambientes (porque atualmente parece que está proibido que animais sejam apresentados em circos) também me pareceu muito relevante e me deixou instigada. Espero ainda poder ler este livro um dia. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Conhecia só de nome tanto o livro como o filme. A premissa parece bem interessante. Eu primeiro leria o livro e o filme talvez eu visse por causa da Reese, que eu adoro. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Li esse livro a muito tempo atrás e com muitas expectativas, já que muita gente me dizia que era uma leitura incrivelmente emocionante, mas eu sinceramente não achei isso tudo.
    O livro tem uma boa história, mas em nenhum momento foi comovente para mim, então confesso que me decepcionei um pouco com essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, já vi muitos comentários positivos, mas não tenho muita vontade de lê-lo. Gostei bastante da sua resenha.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu me surpreendi com este livro, não achei que fosse gostar na época em que li. O filme acabei assistindo um bom tempo depois, e gostei também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. É um filme emocionante vale apena assistir.
    O livro ainda não li mas vou ler...
    Adorei o seu post bjs
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/search/label/N%C3%A3o%20perca%21

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Me surpreendi com sua resenha desse livro, eu esperava algo diferente, sei lá.
    Eu sempre tive muita vontade de ler o livro, mas sempre me faltou um ânimo a mais, que acabei de encontrar aqui.
    Espero ler esse livro e gostar da leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Eu assisti ao filme mas não tive interesse de ler o livro. Vi alguns comentários negativos e me desanimou.
    Decepção mesmo quando o filme fica muito diferente do livro.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas acabo sempre adiando a leitura, já vi muitas resenhas dizendo que o livro é bem bonito, mas também vejo outras falando bem mal, aí eu fico muito indecisa porque não sou acostumada a ler dramas e fico com medo de não gostar.
    Sua resenha ficou muito boa e deu um peso para ler, vamos ver quem sabe esse ano pego finalmente o livro.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. O que dizer sobre esse livro?Que le é original, romântico e envolvente???? hahahaha percebeu que eu adoro esse livro??? Adorei do começo ao fim e sempre recomendo para as amigas.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Caraca, eu não sabia que ele era ruivooooooo!! Eu assisti só o filme, então nem sabia que ele era ruivo. Preferiria ver com ele ruivo!!
    Não tenho curiosidade de ler o livro, acho que não conseguiria por causa dos maus tratos aos animais =(
    Beijo, otima resenha!
    Mari

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    COnfesso que ainda não me interessei por esse livro.... já pensei algumas vezes em iniciar a leitura, mas sempre deixo para depois. Lendo a sua resenha, notei que vou gostar dessa história, só preciso anotar para não ficar deixando sempre para depois, e dar uma chance para a trama.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Olá, confesso não ter lido esse livro ainda, apesar de ter conferido a adaptação. Achei o romance bem fofo e pretendo lê-lo em breve.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  20. Oii,
    Nunca me interessei em assistir à adaptação para o cinema, mas o livro já está na minha estante. Pretendo ler esse ano. :D
    www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não sabia que tinha livro na época em que vi o filme. Confesso que gostei bastante do filme, achei brm emocionante!!
    Não leria o livro, não é só porque não sou muito fã de animal, mas estória que tem esse ponto principal não me chama atenção, mas gostei de ver falando sobre os maltratos de animais e sobre os sentimentos por eles!!
    Sua resenha ficou top, deu pra perceber algumas diferenças no filme com o livro!!

    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  22. Olá, li esse livro tem uns dois anos, mas assim como vc os animais foram meus personagens favoritos. Rosie foi praticamente a protagonista da história, mas tendo em vista até mesmo o que você falou sobre o filme, eu considero uma boa adaptação, que não foi perfeita óbvio, mas na medida do possível... Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, sabe que eu já assisti ao filme muito tempo atrás e lembro que gostei bastante, por isso tenho bastante curiosidade em ler o livro, que pelo jeito parece ser muito melhor. Espero ter uma oportunidade esse ano ainda, quero muito conferir!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-15.html

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Eu ainda não li esse livro mas sintouiya vontade de pelomenos compra-lo rsrs. Assisti o filme mas não me lembro muito bem da hitoria. Mas eu curti muito ele. Adorie saber que você também gostou (mas do livro rsrs) Espero que não demore para eu Lee o livro e recapitular um pouco a história
    Bjks

    ResponderExcluir
  25. Também li o livro e corri para assistir a adaptação e... que decepção! O único que me convenceu foi o vilão August, mas muito porque eu adoro o ator que o interpretou!

    O livro é muito bom, especialmente por nos contar "duas" histórias interessantes, a de Jacob jovem e, depois, já idoso.


    Bjs,


    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Comecei a ler o livro e não consegui prosseguir, abandonando logo nas primeiras páginas! Mas, depois de ler sua resenha, confesso que fiquei tentada a retomar a leitura, pois me parece uma história forte, que surpreende o leitor.
    Quanto às adaptações ao cinema, o que tenho visto é, como você falou, a imensa dificuldade de transformar tantas páginas em 2h de filme. De toda forma, vou tentar ler e assistir e depois volto para comentar o que achei.

    Valeu a dica!

    Abraço!

    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Eu tenho esse livro em casa, comprei tem mais de um ano e não sei, nunca peguei para ler.
    Não sabia que tinha filme dele e pelo jeito nem vou procurar rsrs
    Depois da sua resenha, preciso conhecer essa história e me encantar.
    Beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  28. Verônica, não li e nem assisti ao filme.
    Nunca tive muita curiosidade da história desde a época que se falou muito por causa do filme.
    É uma pena que a adaptação não seja justa, isso sempre é bem frustante.
    Pelo menos o livro parece valer a pena pelo que você disse.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  29. Oi...

    sabe que eu assisti o filme e gostei, mas o livro nunca me chamou atenção...mas olha a tua resenha me deixou bem curiosa e agora eu fiquei com vontade de ler!

    Linda a sua resenha, adorei...

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Fico sempre muito feliz quando leio resenhas de pessoas que gostaram desse livro! Foi um dos primeiros romances que li e me vi totalmente apaixonada pela trama e personagens. Também não gostei muito do filme não, apesar de gostar do Pattinson e da Reese <3 Gostei da resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oiee ^^
    Infelizmente, poucos filmes conseguem captar a essência dos livros, né? Só cheguei a ver a adaptação desse livro, e algumas cenas ainda estão aqui comigo, como a do elefante sendo maltratado e as pessoas sendo jogadas do trem *-* Por conta disso, e também por não ser bem o tipo de história que eu costumo ler, não tenho curiosidade de ler o livro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá!!!

    Eu ainda nao li esse livro nem mesmo assisti ao filme. Saber que ele surgiu de um projeto para escrever em poucos dias é sensacional.
    Achei a narrativa interessante e o enredo bonito, não sei se vou ver o filme depois disso hahahaha . uma pena que a adaptação ficou ruim :( odeio quando acontece!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Essa história é linda neh?! Acho que muito mais pelo amor com que o Jacob via os animais e cuidava, do que pela história de amor em si do casal que rendeu toda uma perdição.
    Eu não li o livro ainda, mas vi o filme e imagino que o livro tenha uma leitura bem mais intensa. Logo pretendo ler.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  34. Fiquei curiosa para saber a explicação para esse "93 ou 90"? Esse é um livro que quero ler há muito tempo, até tenho o meu exemplar, mas ainda não consegui encaixar na fila. Fico muito feliz de saber que o final é impactante e surpreendente. Só tenho um pouco de medo dessa parte de maus tratos aos animais, espero que isso não me faça interromper a leitura. Virei vegetariana por dó dos bichinhos, então realmente não sei qual será minha reação... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  35. Tenho esse livro a mais de dois anos,
    comprei depois de assistir o filme que por não ter lido o livro acabei gostando bastante, agora que você citou tantos pontos divergentes, confesso que fiquei com uma cera vontade de desencalhar essa leitura.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  36. Hello!

    Desde o filme que eu queria ler o livro Água para elefantes.
    Eu sou dessas que prefere ler antes de ver, mas nem sempre da tempo ne?!
    Uma pena que a adaptação nao tenha te satisfeito, nem sempre é fiel mesmo, mas acho que as mudanças no filmes sempre sao pra dar coerencia ao filme.
    Afinal sao varias paginas para um filme e 2h como vc disse.
    Ainda quero mto ler antes de assistir.

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Ainda não li esse livro e não vi o filme. Ele está na minha lista de leituras a anos, mas nunca senti aquela vontade de comprá-lo e devorá-lo.
    Sobre as adaptações, são raros os filmes que ficam parecidos com os livros, então acho que faz um tempo que já parei de me preocupar com spoilers nos filmes rs
    Gostei da sua resenha, mas ainda não bateu aquela vontade de ler.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir