Resenha: Melhores Dias Virão - Max Lucado

Título: Dias melhores virão
Título em inglês: For these tough times
Autor: Max Lucado
Editora: Thomas Nelson Brasil

Sinopse


Neste livro estão as respostas para as angústias que temos quando nada parece dar certo. A perda de um emprego, o fim de um casamento ou a morte de amigos ou entes queridos. É a espiritualidade cristã que nos responde, dizendo que, além de não recuar, Deus está presente diante de nossos problemas. Max Lucado ostra que Ele sempre está no controle da situação, acompanhando a todos até a chegada de dias melhores. 

Minha Opinião


        Antes de começar a resenha desse livro é necessário compreender que as mensagens contidas nessas páginas podem ter nuances diferentes, pois dependem do momento o qual esta vivendo e se estará aberto para receber o ensinamento proposto.
        Max Lucado é um pastor e escritor. Como é de se imaginar os livros dele são pautados na Bíblia e mesmo ele sendo protestante nunca li algo que remetesse aos princípios de sua religião. Todavia, contrariando o senso comum de autores que escrevem em uma vertente religiosa, esse pregador segue caminhos diferentes levando o leitor a imaginar situações onde a empatia é o ingrediente principal. Esse livro não se trata de uma doutrinação, mas de tentar responder as perguntas tão comuns dentro de uma situação de conflito, ou seja, Deus existe?, se Ele existe qual o motivo de deixar o mal perseverar?, tenho fé?, dentre outras indagações.
        O livro tem 95 folhas, porém é fino. O mesmo é composto por 8 capítulos e discorrem sobre as seguintes concepções:

1.  Onde está Deus?;
2.   O grande amor de Deus;
3.   Com os olhos no Pai;
4.   O bem triunfa;
5.   O gosto amargo da vingança;
6.   No silêncio, Deus fala;
7.   Na tempestade, oramos;
8.   Pela perspectiva de Deus.

O livro é bem subjetivo e muito particular. Deus fala para cada pessoa de maneiras diferentes, aliás, se a crença e fé do ledor forem diferente esse não sentirá nenhum agir, pois isso é peculiar e único. Essa obra não tem o objetivo de evangelizar o indivíduo, mas de tentar responder angústias para aquele que busca as soluções em Deus. Portanto, cabe a cada um analisar se esse volume irá acrescentar algo substancial em sua vida ou se outro tomo será mais proveitoso. Como experiência pessoal, uso uma citação do Pr. Max Lucado e termino essa resenha e espero que seja tão profundo como foi para mim.

Embora não possamos ver o seu propósito ou seu plano, o Senhor do céu está no seu trono e no firme controle do universo e de nossa vida. Assim, nós lhe confiamos o nosso futuro. Nós lhe confiamos a nossa vida (p. 19). 


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    O fato de o livro não querer evangelizar o indivíduo e sim fazer com que esse tenha uma reflexão é muito interessante. Infelizmente eu não estou nessa vibe de leitura agora, mas quando eu voltar a ler esse gênero, esse vai ser o primeiro livro que vou ler.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vê!

    Tudo bem? É a primeira vez que eu entro no seu blog e estou completamente apaixonada! Tudo aqui é muito fofo.

    Confesso que o livro não faz o meu estilo de jeito nenhum e confesso que não sou muito de ler livros que possam trazer esse tipo de temática, então vou passar a fica, mas fico feliz que a mensagem passada tenha te tocado.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Confesso que quando comecei a ler a sua resenha, ja comecei a torcer o nariz pois vejam só, nao curto muito livros de religião, mas sua resenha me tranquilizou ao mostrar que não é um livro de evangelizar e sim refletir, mas mesmo assim, infelizmente nao me chamou a atenção

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    Realmente, livros do gênero são muito particulares e íntimos, não tem como dizer o que cada um vai sentir ao ler um livro como este. Eu confesso que acredito em Deus e me sinto espirituosa, mas não de acordo com nenhum religião do mundo. Não sei se é um livro que eu leria, sabe? Apenas se eu ganhasse, eu acredito.

    No entanto, acho que para algumas pessoas é um livro bem forte e importante. De qualquer forma, anotei a dica para um futuro! :)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Verônica!

    Eu tenho vários livros com esse toque de autoajuda escrito por pastores, padres e outros religiosos. Já li alguns e gostei bastante. Já ouvi falar do Max Lucado, embora não tenha tido a oportunidade de ler seus livros ainda. Meus livros preferidos do gênero são O Amor como Estilo de Vida e Jesus, O Maior Psicólogo que já Existiu.

    Eu gosto de livros assim. Principalmente quando estou triste, necessitando de palavras que me façam reagir, que me empurrem para a frente e me lembrem que não estou sozinha.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Mesmo não sendo o tipo de leitura que realize frequentemente, acho muito válido por sempre podermos extrair elementos que nos levam a reflexão.
    No entanto, já tinha visto sobre esse Pastor e curti a forma como faz para trazer ensinamentos sem evangelizar propriamente dito.
    Parece uma boa leitura de se fazer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito religiosa, mas gosto de livros nesse estilo, principalmente porque o autor não tenta evangelizar ninguém e fiquei animada com sua dica, porque acredito que seria uma boa leitura no momento para mim. Enfim, sua resenha foi bem curta e objetiva, mas gostei muito e vou marcar a dica de leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Olá, ainda não conhecia esse livro mas já ouvi falar sobre o autor. Pelo seu post acredito que seja mesmo uma experiência bem pessoal pois para cada pessoa a relação e a busca por Deus se dá de uma maneira.

    ResponderExcluir
  9. Oi Verônica, tudo bem?
    Eu não tinha lido, até hoje, nenhuma impressão sobre os livros desse autor e fiquei contente por ter lido as suas. Eu não gosto muito de livros com esse tema, mas acho que pode ser agradável para muitos leitores.
    Gostei muito do que você escreveu em sua resenha sobre Deus falar com as pessoas de forma diferentes, mas acho que o livro não é pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Este livro definitivamente não e para mim porque eu não acredito em Deus e sou uma crítica voraz de toda e qualquer religião. Mas foi interessante ler suas impressões sobre a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Verônica!!!
    Eu admito que não conhecia nenhum livro do autor e admito também que esse não é um gênero que me atraia tanto.
    Acredito que o livro tenha trazido muitas lições e que tenha servido para um dos propósitos dele, porque para cada pessoa ele deve trazer algo mesmo assim adorei a resenha.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Que bom que esse autor, pelo que voce3 disse, consegue fugir da doutrinação em seus livros, pois isso os tornará mais acessível a todos. Falsr sobre crenças, Deus, religião é algo complicado. Obrigada pela indicação.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Bacana sua resenha!! Adorei como descreveu os ensinamentos do escritor, e a quote escolhida no final foi o encerramento perfeito! Não é meu tipo de leitura, mas amei sua resenha!

    ResponderExcluir