RESENHA: O DUQUE E EU - SÉRIE OS BRIDGERTONS LIVRO 1 - SEM SPOILLER

Título: O duque e eu/ Série: Os Bridgertons (livro 1)
Título Original: The duke and I
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro


Sinopse


Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.

Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.

Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.


Os Bridgertons (livro 1) - O duque e eu - (The Duke And I) - Daphne Bridgerton e Simon Basset
Os Bridgertons (livro 6) - O conde enfeitiçado - (When He Was Wicked) - Francesca Bridgerton e Michael Stirling
Os Bridgertons (livro 7) - Um beijo inesquecível - (It's In His Kiss) - Hyacinth Bridgerton e Gareth St. Clair
Os Bridgertons (livro 8) - A caminho do altar (On The Way To The Wedding) - Gregory Bridgerton e Lucinda Abernathy
Os Bridgertons (livro 9) - E, viveram felizes para sempre - (The Bridgertons: Happily Ever After) - segundos epílogos + conto especial






         Tem determinados gêneros que sou suspeita de resenhar, mas em minha defesa, gostaria de ressaltar que leio um estilo literário de acordo com o meu humor, embora esse “estado de espírito” tenha uma tendência de gostar de romance de época.
         Bem, após essa ligeira observação gostaria de dizer que meu primeiro contato com a autora Julia Quinn foi por meio do primeiro livro da série quarteto Smythe-Smith: Simplesmente o Paraíso (clique aqui) e recordo que gostei da obra e dei sonoras gargalhadas. Depois fiquei um tempo sem ler nada da autora até me deparar com essa obra (O duque e eu). A singularidade disso tudo é que já conhecia a obra, já li várias resenhas, e estou ciente do mundo cinematográfico e a sua adaptação para a Netflix, todavia nem assim me sentia compelida a ler. No entanto, não sabia o que estava perdendo.
        Portanto, assim como tantos outros livros a sinopse está bem fidedigna ao conteúdo dessa estória e ao ler a  mesma (sinopse) recordei que já tinha visto algo parecido. Vivo indo a sebos e não nego que leio de tudo, como acentuado lá no primeiro parágrafo isso depende do meu humor, e romances de banca ou com finais açucarados estão sempre na minha lista. Por todas essas minúcias não estava enganada. O duque e eu já foi publicada pela extinta e saudosa Nova Cultura no selo da edição especial Clássicos Históricos (nº. 375). Confesso que essa editora tinha o hábito de cortar trechos maravilhosos dos volumes publicados, mas como não li nessa edição não posso opinar. (Obséquio: Na verdade essa particularidade me lembrou até determinado preconceito, pois tenho amigas que não gostam dos romances publicados pela Nova Cultura ou mesmo pela Harlequin, mas adoram os clássicos da Arqueiro, quer dizer, em alguns casos é apenas uma reedição).
        Sobre os personagens não tem nenhum mocinho mais encantador do que Simon. Esse tem um passado triste, pois seu pai sempre o desprezou por ser gago, fato esse que ele supera com o tempo e só aparece em momentos de extremo nervosismo, e agora ele tem uma fachada confiante, afinal é um duque, mas por trás há uma forte insegurança quanto ao seu “problema”. Já Daphne é a quarta de oito filhos, tem uma família intrometida, cuidadora e numerosa que nos leva há muitos momentos cômicos.
        Nesse instante deve haver um questionamento do que faz esse livro ser diferente de tantos outros com a mesma temática. A escrita da autora é díspar, ou seja, a mesma não aborda uma trama corriqueira ou sofrida, talvez todo esse aglomerado cômico do núcleo familiar contribua com uma pitada singular. O desenvolvimento da trama é leve, não enrola ou fica postergando para chegar ao “final”, apesar de quando chega ao fim dá uma sensação de saudades. Cabe acentuar, que se o seu feitio de leitura é de outra composição, provavelmente não irá agradar o que irá gerar uma leitura aborrecida, incomoda e arrastada. E, antes de terminar minhas considerações gostaria de enfatizar que gostei tanto que pretendo adquirir o livro impresso, mas ta custando um rim!

Espero que tenham gostado, se já leu ou pretende ler deixe seu comentário.





Outras Informações


Capas originais


Capas Nacionais pela Editora Arqueiro




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu sou muito fã da Julia Quinn (também leio de tudo, mas tenho toda uma queda pelos romances de época.rsrs) e a série Os Bridgertons segue sendo a minha preferida. O Duque e Eu não é o meu livro preferido da série (mas sim Um Perfeito Cavalheiro, que é releitura do conto da Cinderela), todavia também o amo! O Simon é mesmo maravilhoso e seu passado tumultuado e doloroso com o pai me deixou de coração apertado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Eu amo DEMAIS essa série da Julia! Foi ela a responsável por me reinserir no mundo dos romances de época! Amo muito O Duque e eu e realmente não existe mocinho mais encantador que Simon! Fiquei com o coração apertado com a história dele!
    Adorei a resenha e poder relembrar um pouco desse livro que tanto amo ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem? Não sou fã do gênero e essa série em especial não me apetece, já tentei ler diversas vezes mas não consigo ler o livro 2, o primeiro não foi o que eu esperava e por isso não tentei mais.
    A série de tv acho que vou acompanhar sim, Shonda é rainha ♥

    ResponderExcluir
  4. Ooi,
    Faz muito tempo que eu li esse livro ahaha mas eu lembro que gostei bastante também! Não é o meu favorito da série, mesmo que eu não tenha lido todos ainda, mas eu gosto demais da escrita da Julia Quinn e espero conseguir ler todos os outros logo logo! Não sei como essa mulher consegue escrever tantas séries assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da autora, mas já sou apaixonada pelos livros dela. Eu amo romances de época e acredito que essa série vá me encantar mais a cada livro. Gostei de ver a sua opinião sincera sobre o que achou da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Verônica.
    Apesar de amar romances de época, não tive ainda a chance de ler os livros dessa série. Eu amo a escrita da Julia Quinn e já li quase tudo o que ela escreveu, menos, justamente a série pela qual ela ficou famosa aqui no Brasil! Rs... E o pior é que tenho todos os livros na estante, só falta mesmo tomar vergonha na cara! kkkkkk
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir