RESENHA: NÃO FUJA! SEM SPOILER


Título: Não Fuja!
Autor: FML Pepper
Editora: Valentina

Sinopse

Vida. Morte. O que há entre elas? Antes e depois delas? Dois universos tão distintos e intimamente ligados. Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida? Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte? O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida, embebida de escuridão? A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção; a vida, uma batalha; a morte, uma bênção.




LIVRO 4 - SPIN-OFF - MÁSCARAS
        Esse é o último livro da trilogia e eu tive a mesma sensação do primeiro. Em alguns momentos eu vibrei de emoção e em outros eu achei a leitura um pouco monótona. Posterguei a resenha por isso, pois não tenho uma opinião formada sobre toda essa distopia.
        Como a sinopse é bem curta é necessário explicar o contexto dessa estória. Nina Scott é uma adolescente que se muda constantemente com a mãe. Ela tem olhos parecidos com os dos répteis pela razão de ser uma híbrida, ou seja, além da terra há outras dimensões. Então, temos a primeira dimensão conhecida como plano, intermediário temos a terra e Zyrk nessa ordem e o último é o vértice. O primeiro é similar ao céu e o último ao inferno. Nessa narrativa toda a estória acontece em Zyrk onde os cidadãos desse local são a nossa "morte". Em outras palavras, Nina (híbrida) e Richard (morte) acabam se aproximando, visto que as "mortes" por sua natureza não conseguem desenvolver bons sentimentos e Nina tem como poder essa peculiaridade, isto é, fazê-los sentir. 
        Eu vi e li muitas resenhas positivas sobre a trilogia, todavia dentre as três obras o segundo é o meu favorito. Uma particularidade nessa obra é que ela responde as indagações da protagonista que estavam presente nos livros anteriores, aliás é clarificado o papel de muitos personagens coadjuvantes, tais como Stella a mãe de Nina, ou de Shakur e de Ismael. Alguns pontos da trama me deixaram meio que estática, pois não compreendi algumas decisões como, por exemplo, as motivações da mãe de Nina fugir do pai de criação dessa. Confesso que a justificativa não me convenceu, assim como a postura e comportamento de alguns personagens. Entretanto, como nas demais resenhas saliento que não é algo que incomode ou atrapalhe a leitura, mas buscava argumentos mais convincentes para alguns pontos.
        A parte que comecei a achar o livro com mais ação (mesmo esse não sendo o estilo literário) foi quando Nina resolveu agir e fugir de uma prisão de um dos conselhos dos magos (ou algo semelhante). Percebi nesse momento que o contexto foi mais envolvente e emotivo. Uma particularidade é que algumas cenas na trama foram bem impactantes, algumas decisões que Richard tomou – o par romântico de Nina – me deixaram impressionada e foi no meu julgamento significativo contribuindo para a obra de forma positiva.
        Por fim, posso afirmar que o final do livro foi muito emocionante. A maneira como a autora esquivou de algo dedutivo foi significativo e contagiante. Não é um exemplar que caracterizaria em uma perspectiva negativa, e já pensei em algumas explicações para as razões de em determinados momentos a leitura não fluir, porém em uma concepção geral vale a pena ler. 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Deixe seu comentário