RESENHA: NÃO PARE! SEM SPOILER

Título: Não pare!
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina

Sinopse


Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?Seria a Morte sua companheira para toda a vida?É chegada a hora da verdade.
LIVRO 2: NÃO OLHE! CLIQUE AQUI
LIVRO 3: NÃO FUJA! CLIQUE AQUI
LIVRO 4: SPIN OFF MÁSCARAS



Toda vez que começo a escrever uma resenha gosto de enfatizar que sei e compreendo de todas as dificuldades de se desenvolver uma estória e isso torna-se mais peculiar quando o intuito é agradar a todos. Então, esse livro tem uma linguagem e uma abordagem mais jovem, mas acredito que tenha a capacidade de agradar a qualquer público, independente da faixa etária.     
    Nina é uma adolescente que não tem amigos, se muda constantemente e não sabe as razões da mãe fugir tanto. Sua mãe é especialista em lentes de contato e pelo que compreendi consegue empregos com facilidade o que torna tudo mais descomplicado. Sendo assim, a sua mãe desenvolveu tipos de lentes especiais, já que Nina tem um problema genético e os seus olhos parecem com os de repteis.
          Dessa forma, o livro inicia com Nina e sua mãe já se mudando, ou seja, após um acidente ou tentativa de homicídio a mesma parte as pressas com a mãe para os Estados Unidos sem saber muito as motivações da sua progenitora para esse comportamento. Assim, ao chegar nesse novo país e ao ser matriculada na escola surge uma nova oportunidade de se enraizar em um lugar e fazer amigos, mesmo que acontecimentos estranhos venha se tornando corriqueiro na instituição educacional.
Dessa maneira, conforme a trama vai sendo desenvolvida compreendemos que os “azar” da vida de Nina não são causados pelo acaso, mas pelas “mortes”. Isso não é um spoiller, já que é revelado logo no começo da estória, quer dizer, a menina é diferente e, por isso, é perseguida pelas “mortes”. Cabe exemplificar que os rapazes, que pertencem à outra dimensão,  são conhecidos em nosso mundo como morte, pois ceifam vidas para equilibrar o nosso universo.
Pautados nesses pormenores existem quatro dimensões. A primeira é chamada de plano que seria o equivalente ao céu, a segunda dimensão é a dos humanos e é aqui que a maior parte dessa estória se desenvolve, a terceira dimensão é conhecida como Zyrk e seus cidadãos zirquinianos são conhecidos como morte ou resgatadores e a quarta é o vértice similar ao inferno. Logo, Nina é a primeira híbrida (filha de uma humana com um cidadão de Zyrk), e há uma teoria sobre ela que pode mudar todo o contexto envolvendo essas dimensões, já que ela pode fazer os zirquinianos desenvolverem uma maior sensibilidade, inclusive o amor. Os zirquinianos ou as “mortes” não conseguem ter sentimentos “bons”, pois foram amaldiçoados pelo criador dessas dimensões (aqui ele criou tudo). Em vista disso, Zyrk tem quatro clãs dos quais três querem a adolescente morta e um único clã gostaria de estuda-lá para entender como ela pode fazê-los sentir.
Essas clarificações são importantes para entender que Richard, nosso protagonista, foi designado para matar Nina, mas tudo ocorre ao contrário e mesmo contra os instintos naturais eles acabam se aproximando. Gostei de Richard, mas já deduzia que ele era o “bonzinho” se comparado aos resgatadores dos outros clãs. Gostei muito da ambientação e da autora ter criado um mundo diferente para toda a sua imaginação. Porém, nessa primeira parte a relação de Richard e Nina ainda é bem rasa e espero que seja aprofundada no decorrer do próximo exemplar. Em vista disso, dentre tantas traições, tramas e segredos Richard consegue conquistar o ledor. Sua luta interna entre a vaidade e a luxuria com os sentimentos "bons" que estão se desenvolvendo realmente convencem que é algo novo para esse povo. E, embora a personalidade desse personagem seja permeada por manipulação, sarcasmo e rudeza há uma contradição em momentos de meiguice e sensibilidade o que gera dúvidas o tempo todo, pois não sabemos para qual lado ele pende.
Contudo, não posso deixar de fazer alguns apontamentos. Fiquei o tempo todo esperando que Nina fosse mais forte, que tivesse um “superpoder”, porém ainda tem mais dois livros (vou aguardar). Outra questão, por ter uma mãe neurótica e por ter tanta gente atrás dela era de se esperar que no mínimo Nina se sentisse insegura em confiar em qualquer pessoa, conquanto isso não aconteceu! E, por fim: gostaria de ver uma relação mais próxima entre Nina e sua mãe, porém entendi as razões e motivações da autora para não aproximar esse laço, já que foi com a intenção de dar mais suspense na estória. Ao analisar toda a trama posso afirmar que gostei e odiei a escrita da autora, ao mesmo tempo em que a mesma me incentivava e instigava a continuar a leitura também achava os diálogos artificiais e fracos. Então, vou continuar lendo os demais livros, mas ainda não cheguei ao veredicto final. Em outras palavras, em determinados momentos gostei e em outros não, mas ao refletir como um todo não achei ruim.



OUTRAS INFORMAÇÕES

Li o e-book gratuito na promoção da Amazon do Kindle Unlimited (Clique Aqui para ser redirecionado).

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. não conhecia esse livro, bem legal!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei a sugestão :) não conhecia o trabalho da autora, parece ser bem interessante...

    ResponderExcluir
  3. Oi Verônica@ Já vi este livro algumas vezes, A história e realmente uma curiosa, gosto do tipo de trama que a autora cria. Mas confesso que ainda não consegui ler o livro!

    Fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei interessada já que disse ter uma linguagem mais jovem, pois eu n tenho inteligencia o suficiente para ler livros com linguagem mais complexa kkkk

    ResponderExcluir
  5. Ótimo livro, nos deixa ansiosos do começo ao fim.. Ótima indicação, mesmo sem ler o livro já é delicioso, sobre o assunto, e com a premissa de uma mistura de ação, linda capa.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Já li esta obra da Pepper e simplesmente amei, pois consegui me envolver facilmente com todo o enredo criado. Tenho os outros volumes na estante e pretendo conferi-los em breve, na verdade, quero reler o primeiro para pegar o ritmo de leitura completo. Amei seu post, arrasou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Faz um tempinho que conheço os livros da autora mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles. Tenho Máscaras porém me disseram que preciso ler essa trilogia primeiro. Então está na fila. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Que resenha sincera.. só por isso ganhou mais pontos. Eu ainda não li esse livro, mas parece ser bem interessante como essa história foi construída, fiquei super curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. É misterioso , desperta interesse e curiosidade, eu não tinha visto ainda ^_^

    ResponderExcluir
  10. Quando comecei a ler eu realmente tinha aquelas perguntas que estão na sinopse do livro na cabeça, no começo do livro não temos muitas informações sobre estes acontecimentos, o que te deixa ainda mais curioso para lê-lo. Eu devorei cada pedaço do livro para conseguir as respostas. Foi uma boa leitura!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei suas considerações,eu gostei muito quando realizei leitura, já tem um tempo mais me lembro que fiquei bem envolvida com a leitura!

    ResponderExcluir