Título: A jovem Alessia
Autor: Louise Bennett
França, século XVIII. Alessia é uma jovem simples e inocente, que vive numa fazenda vinícola com o pai, um conde amargurado que não tem carinho pela filha. Convidada pela princesa Anna, Alessia vai passar uma temporada na corte do rei Henri, seu padrinho, e lá se apaixona pelo jovem capitão Marcus de Lanpré, principal oficial da guarda real e braço direito do rei. Sofrendo por um amor impossível, já que era nobre e Marcus, um plebeu, Alessia enfrentará muitos obstáculos. Há lutas de espadas, festas, bailes, guerras, intrigas e um final inesperado! A descoberta do amor e do sexo, a vida conjugal e o valor das amizades, em meio a conflitos pessoais e familiares, recheiam este romance. Embora os muitos diálogos utilizem as formas verbais da segunda pessoa para dar um toque de época, o livro é fácil de ler, apresentando uma narrativa rápida.
O livro foi escrito com inspiração em antigos e consagrados romances juvenis da literatura internacional, tais como: “O Conde de Monte Cristo”, “Mulherzinhas”, “Ivanhoé”, etc., mas traz seguramente a marca da modernidade. As situações retratadas no livro não descrevem nenhum trecho da verdadeira história da França ou das famílias reais que lá viveram. No entanto, os detalhes históricos, principalmente sobre sucessão monárquica, sobre história dos costumes e outros de maior relevância, foram minuciosamente pesquisados com o intuito de dar veracidade à história.
O livro foi escrito com inspiração em antigos e consagrados romances juvenis da literatura internacional, tais como: “O Conde de Monte Cristo”, “Mulherzinhas”, “Ivanhoé”, etc., mas traz seguramente a marca da modernidade. As situações retratadas no livro não descrevem nenhum trecho da verdadeira história da França ou das famílias reais que lá viveram. No entanto, os detalhes históricos, principalmente sobre sucessão monárquica, sobre história dos costumes e outros de maior relevância, foram minuciosamente pesquisados com o intuito de dar veracidade à história.
Essa obra pertence a escritora Louise Bennett que
gentilmente forneceu o mesmo em e-book para o blog. Os demais dados sobre o
livro e escritora encontra-se no final da postagem.
Logo no início desse exemplar somos contemplados com a justificativa
da autora sobre possíveis equívocos que possam vim existir no decorrer da
narrativa, o que particularmente gosto muito, pois quando encontramos algum
dado contraditório geralmente ficamos indignados. Olhando a capa já entende-se
ser um romance histórico, o mesmo é retratado no século XVIII, sendo vivenciado
na França sobre o reinado de Henri VIII, onde a economia era movida pela
agricultura, e em tempo de paz.
O relato conta a história da jovem Alessia, um romance
bem água com açúcar, onde a protagonista tem emoções intensas no decorrer da
trama. A mesma, Alessia, sente-se culpada pelo distanciamento do seu pai que a
culpa pela morte de sua mãe. Ao se mudar para o palácio, onde o rei é seu
padrinho, apaixona-se pelo jovem Marcus que não é nobre e sim capitão da guarda
real. Daí inicia-se as tramas que compõe a história da vida da mocinha, onde
através de intrigas os mesmos lutam para ficar juntos, tendo as pessoas mais
próximas como aliados ou mesmo inimigos.
O livro é divido em duas partes, na primeira contempla-se
as seduções da corte e o esforço de Marcus para conseguir ficar com sua amada,
a segunda parte já narra uma vida de casada mais estável e segredos que são revelados
no decorrer do enredo. Entre tanto sentimentalismo percebe-se que o amor é a
base para se obter a felicidade, e os personagens principais lutam por isso, tentando
a todo custo obter êxito.
Esse livro é dedicado a leitores românticos que torcem
por finais felizes e gostam de livros contínuos. A autora presenteia seu
público com impacto e dinamismo, onde a paixão, afeição, amizade, e claro: o
amor são saboreados de forma flamejante e açucarada. Sendo assim essa é a dica
para uma aventura melíflua.
Sobre a autora.....
Louise Benett é tradutora e escritora. Casada há 23 anos, mora com o marido no interior de São Paulo. Formada em Letras e com Pós-graduação em Tradução Técnica pela USP, foi secretária em multinacionais e, há mais de dezoito anos, trabalha com traduções técnicas, literárias e legendagem de filmes. Desde a juventude escreve contos, peças teatrais e poemas. As peças que escrevia naquela época eram encenadas no colégio onde estudava.
Louise gosta de ler, de escrever, de desenhar no computador, de praia e de natureza.
Ela tem uma linda coleção de bonecas, que cuida com muito carinho
Oi,
ResponderExcluirParece ser uma história envolvente e com altas doses de drama, já que o casal vai ter que enfrentar várias dificuldades se quiserem ficar juntos. Mas, não sei se é o meu tipo de livro. Não sou muito fã de romances históricos..
Mas, sucesso à autora.
Até,
João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff
Olá, que legal essa obra, fiquei interessada, pois não conhecia.
ResponderExcluirBeijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
A capa desse livro não me agrada muito, mas a sinopse me conquistou. Pelo o que você disse eu vou gostar bastante, pois adoro romances... românticos rsrsrs, sendo de época então, ganha muitos pontos.
ResponderExcluirBjo
www.viciadosemleitura.blog.br
Essa semana mesmo eu vi uma divulgação do livro e agora me empolguei mais com a história que ele parece trazer. Gostei da sua conclusão na resenha, acreditando que este livro é dedicado para os românticos que gostam de finais felizes; EU!!!! Quero ler em breve!!!
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirSempre gosto de conhecer novas obras e essa parece ser bem interessante, apesar de ser meio clichê (mas que romance atualmente não é, certo?). Mas se tratando de uma obra nacional, eu gosto de saber um pouco mais pois acredito que a nossa literatura precisa de mais incentivo e destaque.
Ótimo post, adorei realmente! Você escreve muito bem, continue assim ;)
Beijos!
http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirNão sou fã de Romances de Época, mas achei interessante essa fuga do clichê "sociedade londrina" que já encheu um pouco, gosto mais da frança como cenários para romances, Londres é sombria demais, ótimo para um romance gótico.
Não sei se leria o livro pro não ser fã do gênero, mas nunca se sabe, as vezes no futuro daria uma chance só para conhecer o cenário do livro ^^
Beijinhos
www.poyozodance.blogspot.com.br
Oi, o livro parece ser bem interessante, mas não gosto muito de romances épicos. Gostei dessa indicação, talvez eu o leia.
ResponderExcluirhttp://mysecretworldbells.blogspot.com.br/
Oie.
ResponderExcluirAno passado me apaixonei pelos romances de época. E esse livro é um dos meus desejados. A autora também disponibilizou um exemplar em pdf para nós no blog, uma das minhas resenhista vai ler. Eu só não li porque não curto livros digitais, mas quero ler ele em formato físico assim que eu puder.
Ameiiiiiii a premissa, e fiquei ainda mais curiosa.
Olá!!!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas este não seria um livro que leria sem recomendação; pois não sou fã de romance de época. Interessante mencionar que foge um pouco do clichê e com um cenário lindo. A resenha mostra que a história é um prato cheio para os românticos incuráveis.
Beijos
Carla Fernanda
http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/
Eu gostei bastante de conhecer o gênero de romance de época. Esse livro me parece ser bem delicado a princípio. Eu gosto dos clichês assim e como li poucos romances de época, não está saturado para mim sabe?Gostei de saber sobre o livro e assim que der, vou dar uma pesquisada mais a fundo e ver se o compro. :) Beijo!
ResponderExcluirFalou em leitores românticos falou de mim :)
ResponderExcluirAmei a capa e gostei do enredo, como não conhecia o livro, estou anotando a dica.
Bjs, Rose.
Olá, olha, livros açucarados não me agradam, pois gosto de suspense, cenas quentes e mais ação. Adorei a capa, mas o enredo não me prendeu, achei tudo muito previsível. Bjs
ResponderExcluirFaz aaaaaanooooos que não leio um romance de época. Achei esse bem leve e polemico pra época. Já estou de olho.
ResponderExcluirAbraço
Ni
Cia do Leitor
Essa semana vi muitas postagens referentes a esse livro, essa porém é a primeira resenha e pelo que pude ler o livro é bem aquilo que eu imaginei. Mesmo sendo um romance água com açúcar e com uma premissa clichê estou interessada em lê-lo. Amo esse tipo de trama e acredito que a história de Alessia irá que proporcionar uma boa leitura. Espero poder lê-lo em breve. Achei digna a atitude da autora de ter preparado o leitor pra possíveis dados contraditórios.
ResponderExcluirAbçs
Sou bibliófila
Olá!
ResponderExcluirGosto de livros históricos, mas romance não é muito o meu forte. Também escrevo contos! Depois vou procurar alguns da autora, me interessei bastante.
Abraço.
Olá!
ResponderExcluirSou completamente apaixonada por Romances de Época, e estou adorando conhecer novas estórias, com certeza eu leria esse livro só pela capa, achei belissima. E por se tratar de um clichê, então, nem se fala, adoro ler coisas mais leves após uma leitura densa. Dica anotada.
Beijos,
http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirQue capa mais bonita. Todo mês digo que vou começar a ler romances de época e nada. Gostei da premissa deste livros. Histórias água com açúcar é uma boa pedida para alguns momentos. Confesso que curto mais romance com drama. Mas leio tramas fofinhas também. Gostei da dica.
beijos
http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/
Parece bem comovente esse livro e me lembrou romances históricos.
ResponderExcluirEsse estilo é bem difícil de se jogar, além de escrever tem que estudar, se aprofundar na história da época. rsrs
O que me lembrou que tenho que ler mais romances históricos. Gosto bastante, mas quase não leio. :/
Beijos, Thay Rocha
www.leitoranamoda.wordpress.com
Oie!
ResponderExcluirEu quero esse livro! Adoro romances assim, e gostei de saber de ter duas partes, uma da conquista e a outra da convivência. Muito bom, tenho certeza que vou gostar de ler esse livro, e vou me apaixonar por esse personagens. Minha alma romântica, agradece essa indicação.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha por conta da trama do livro. Eu achei bastante interessante, ainda mais se tratando de romance que eu adoro. É tantos autores nacionais que aparecem que a gente acaba se perdendo e nem conhecendo metade do que tem. Mas eu vou procurar saber mais sobre esse livro para ver se eu o pego para fazer a leitura. Parabéns, eu adorei seu ponto de vista também, pois foi muito bem elaborado. Meus parabéns!
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html
Hello!
ResponderExcluirAssim... não sou fã de romances água com açúcar (gosto de amores mais amenos, haha), mas tenho começado a ter curiosidade sobre romances de época por eu gostar de "história". Essa coisa da pensar na cultura e nos hábitos do passado são muito legais!
Bj
confesso que nunca tinha visto esse livro antes, mas a premissa dele não me chamou a atenção, eu não gosto de gÊnero, ainda mais pra ler em ebook, sou péssima pra me concentrar :(
ResponderExcluiracho que essa divisão em duas partes situa melhor o leitor na história, mas romance histórico realmente não é o meu forte...
bjs
Oiee, olha eu curto bastante romances de época e eu gostei da premissa desse.
ResponderExcluirAinda mais por ser nacional, é sempre bom conhecer livros nacionais com tematicas que nós gostamos né? Mas te confesso que se não tivesse lido a sua resenha eu não me animaria, pois achei a capa bem feinha. Espero que a autora tenha a chance de publica-lo em breve. Beijos
Que capa mais fofa! Não conhecia o livro, nem a autora, mas como sou supre fã de romances de época, já me interessei. Adorei a premissa, e a história ainda se passa na França do século XVIII, melhor cenário não há! Apesar de ser um romance água com açúcar, acho que eu gostaria muito de ler. Em uma tarde chuvosa, seria perfeito!
ResponderExcluirTatiana
OIeee
ResponderExcluirEu amo romances históricos, principalmente quando são bem trabalhados.
Que bom que a linguagem desse é de fácil compreensão, porque isso às vezes me atrapalha um pouco, como nos livros de Jane Austen, eu amo, mas me enrolo kkkkk.
Vou querer esse livro, gostei muito das inspirações que a autora teve para escrevê-lo.
bjs
diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia nem autora e nem sua obra, mas já estou encantada.
Achei a pegada parecida com os romances da Harlequin e fiquei mega curiosa com vontade de ler.
Lisossomos
Olá!!
ResponderExcluirEeeba, romance histórico <3
Sou louca por eles e esse muito me interessou.
Adorei a resenha.
Bjos
http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu vi muito esse livro ultimamente e já havia ficado bem curiosa com a leitura.
Gostei muito da sua resenha e de saber que no início do livro temos uma justificativa sobre possíveis erros.
Fiquei bem curiosa para ler o livro e espero fazer isso em breve!
Como uma romântica incorrigível não posso não gostar.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho visto muitas resenhas de romances de época, e estou quase me rendendo aos encantos dos livros do gênero. Eu adorei a premissa desse livro e sinto que estou precisando de um bom romance para sair de uma ressaca literária, e acho que esse livro séria perfeito.
Oiee ^^
ResponderExcluirVi esse livro em outro blog na semana passada e já me apaixonei ♥ hehe' adoro romances históricos, então já estou mega curiosa para ler, mesmo que seja um romance água com açúcar. Normalmente eu prefiro os livros mais complexos, sabe? Mas estou curiosa para lê-lo, espero gostar :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou louca por romances históricos, esse é com certeza o meu gênero literário favorito. Gostei bastante da premissa do livro, e como sou apaixonada por romances açucarados, já vou colocá-lo na minha lista de leitura.
Beijos!
Books and Movies
www.booksandmovies.com.br/
OI,
ResponderExcluirEu não conhecia a autora e a obra, mas quando li a biografia dela achei ela muito simpática e dedicada, porque arrumar tempo para escrever não é uma tarefa fácil.Não gosto de romance água com açúcar, mas adoro finais felizes, então livro colocado na lista de desejados.
Beijos
Jucimara Pauda
Livro sem frescura
Oi
ResponderExcluirNão sou muito fã desse gênero, mas gostei bastante das suas impressões, pois temáticas como amor, amizade e lealdade me atraem.
Não conhecia o livro, mas anotei a dica!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oiee!
ResponderExcluirSou muito fã de romances históricos, esse eu ainda não conhecia e fiquei bem interessada em ler.
luadeneon.com
Oie
ResponderExcluirromances são sempre bem vindo, eu adoro o gênero apesar de não ser uma pessoa romantica, muito boa sua resenha e espero ter oportunidade de ler
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirAchei a capa linda, um ótimo trabalho, principalmente por não ter muitos romances de época nacionais.
Gostei do tipo de história que a autora criou, mostrando que o amor é o caminho para a felicidade, e ainda por cima criar uma história de amor tão real.
Espero ter a oportunidade de ler esse livro também.
www.gordinhaassumida.com.br
Oiie,
ResponderExcluirAdoro romances de época é o meu estilo favorito, e sabe nunca li nenhum romance de época nacional, quem sabe esse não será o primeiro né? Gostei do enrendo, do romance proibido, e espero logo ler. Adorei. Parabéns
Bjs
♡ Amantes da Leitura