RESENHA: O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD - SEM SPOILER

Título: O assassinato de Roger Ackroyd
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo livros


Sinopse

Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes, iniciada com a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila. Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por miss Ferrars compõem o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações. O assassinato de Roger Ackroyd é um dos mais famosos romances policiais da rainha do crime.



RESUMO 


Na pequena vila de Kings Abbot ocorre o suicídio súbito de Mrs. Ferrars, uma viúva que tinha perdido o marido há pouco tempo, logo espalha-se rumores de que ela matou seu marido e estava tendo um caso com o bem sucedido industrial Roger Ackroyd. Na noite seguinte, Mr. Ackroyd é assassinado no seu escritório, porém após receber uma carta que a falecida tinha enviado antes de morrer, onde ela confessa que estava sendo chantageada e identifica o chantagista. Dr. Sheppard ao lado de Hercule Poirot, que chegou há pouco tempo na cidade, começam a investigar os mistérios deste assassinato.  Assim, Poirot começa a se perguntar quem matou e porque iriam querer matar Ackroyd?

SOBRE OS PERSONAGENS

A mansão de Ackroyd esta cheia de personagens suspeitos. Desde o mordomo nervoso, o Srº. Parker, passando pelo enteado problemático Raph Paton. Também há o secretario sarcástico Mr. Raymond. Da mesma forma, em todo esse contexto existe um antigo amigo de Ackroyd que é muito calado e é conhecido pelo nome de Major Blunt. Ainda nessa trama há a cunhada viúva de Ackroyd que tem como particularidade ser indiscreta, ou seja, essa é a Mrs. Cecil Ackroyd. Ainda nessa perspectiva, até a sobrinha de Ackroyd, a bela e misteriosa Flora Ackroyd, tem atitudes consideradas suspeitas. Outra personagem estranha é a governanta da casa, Miss Russell. Há também outros personagens suspeitos, e é claro a presença da Scotland Yard que são apresentados ao logo da trama.

Uma das coisas que faz o livro ser tão bom foram os personagens cômicos e suas interações com outros personagens como, por exemplo,  a irmã fofoqueira do Dr. Sheppard, Caroline, junto com as cenas protagonizadas com seu irmão e Poirot, uma vez que são muito engraçadas. E, claro, que temos o metódico e nada modesto Hercule Poirot, plantador de abobrinhas que mais uma vez nos mostra toda a genialidade das suas células cinzentas, além de nos fazer muitas vezes gargalhar com seu senso de humor. E, por último, temos o  Dr. Sheppard que dessa vez faz o antigo papel de Hastings, isto é, de ser o ‘’companheiro’’ de Poirot, com um humor sarcástico e sua personalidade aparentemente amigável.

SOBRE A TRAMA E A NARRATIVA

Quem nos conta essa estória é o Dr. Sheppard, e sua narrativa é similar a uma conversa entre amigos. Então, primeiro somos apresentados a uma vida monótona que ocorre ao lado da sua Irmã. Mesmo com essa bagagem esse protagonista exerce sua profissão de um jeito bem amigável o que nos faz simpatizar com Sheppard e lembrar um pouco de Hastings nele. A leitura é rápida com uma escrita muito correta e polida.

Esse livro é o que chamam de romance policial perfeito e não é para menos, ao lado de Poirot tentamos solucionar o mistério peça por peça, ficamos curiosos com cada detalhe revelado e ficamos intrigados com qualquer tipo de indicação do detetive e isso nos leva a inventar mil possibilidades e suspeitas.  Esse livro nos traz personagens interessantes e suspeitos, voltas na construção da trama bem construídas e intrigantes, um final surpreendente que leva o ledor a percepção da obviedade. A estória é extremamente inteligente, misteriosa e surpreendente!


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Deixe seu comentário