RESENHA: O SEGREDO DE CHIMNEYS - SEM SPOILER

Título: O segredo de Chimneys
Autora: Agatha Christie
Editora:  L&PM Pocket

Sinopse



Anthony Cade, um cidadão britânico que está a trabalho na África, é incumbido de levar um pacote à Inglaterra. Mas como ele poderia suspeitar que esta simples missão o colocaria no meio de uma conspiração internacional? Quando é convidado para uma festa de políticos na mansão Chimneys, Cade percebe que se tornou, involuntariamente, cúmplice de um crime. Em situação cada vez mais arriscada, ele precisa unir forças com o superintendente Battle para desvendar os mistérios que ocorrem em Chimneys antes que mais mortes aconteçam...Publicado originalmente em 1925, O segredo de Chimneys marca a primeira aparição do superintendente Battle, um dos grandes detetives de Agatha Christie."Um livro que deixará o leitor curioso até a última página." Literary Review


Resumo


Anthony Cade recebe de um velho amigo uma proposta; ir para a Inglaterra e executar duas tarefas. A primeira é entregar para uma editora um manuscrito das memórias de um falecido conde e a segunda é entregar cartas comprometedoras para uma mulher que foi chantageada. Anthony aceita a proposta com a intenção de viver aventuras, porém ele se depara com expectativas que superaram a sua imaginação e, acaba parando no palácio histórico de Chimneys. No entanto, não é só isto, neste palácio acaba acontecendo um assassinato de um príncipe da Herzorlosvaquia somando-se a essa informação o desaparecimento dos manuscritos e a existência de um diamante escondido em algum lugar de Chimneys.

Sobre os personagens


Anthony é bem esperto e algumas vezes até sarcástico, já Virginia Revel é uma mulher muito inteligente e temperamental. Lorde Carterham é o proprietário do castelo e só quer, inutilmente, que o deixem em paz, todavia em alguns momentos ele é bem engraçado. O superintendente Battle é um agente da Scotland Yard e aparenta saber mais do que parece, além disso, é muito pouco expressivo. Mr. Hiram Fish é desconfiado e dentro da trama suspeita do americano o achando muito misterioso e um leigo em se tratando de livros. Ainda nessa avaliação dos personagens, temos Mr. Isaacstein o financista que é imperturbável e inteligente. George Lomax é um alto funcionário do Foreign Office sendo esperto e discreto e Bundle é a filha mais velha de Lorde Carterham tendo como característica ser corajosa e às vezes lança frases com um humor ácido. Há também personagens coadjuvantes que aparecem pouco, mas são interessantes e misteriosos como, por exemplo; Mademoiselle Brun, o Barão e Bóris o servo do príncipe assassinado.

Sobre a narrativa e a trama


Como sempre, nos livros de Agatha, a narrativa é corrida com bastantes diálogos. Achei em alguns momentos que a estória nos enrola um pouco para ficamos confusos propositalmente. A trama fluí bem, algumas vezes nos desenvolvimento há um determinado suspense para enganar o ledor, por conseguinte não é um particularidade ruim, visto que isso deixa a trama mais surpreendente. Em relação ao final, toda a perspectiva foi contrária ao pensamento dedutivo, já que a autora nos faz acreditar em um cenário que não condiz com o final.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu amo os livros da Agatha e esse foi um dos primeiros que li. Lembro que amei, considerei um dos melhores, e que o final me surpreendeu bastante, o que me fez gostar ainda mais.
    Tenho vontade de reler, para ver o que acho tantos anos depois.
    Parabéns pela resenha.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vão as coisas por aí?

    Sou muito fã da Agatha, porém, ainda não tive a oportunidade de ler a obra em questão. Confesso que gosto da maneira como a autora conduz sua narrativa, mesmo que, algumas vezes, corrida. Adorei a resenha!

    Abraços! 😍
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir