RESENHA: O ADVERSÁRIO SECRETO - SEM SPOILER

Título: O adversário Secreto

Autora: Agatha Christie

Editora: L&PM Pocket 

Sinopse

Tommy Beresford e Prudence "Tuppence" Cowley, dois jovens que se conheciam de antes da guerra, se encontram por acaso em Londres e descobrem que têm em comum energia de sobra, pouco dinheiro e nenhuma oportunidade de trabalho. Quase de brincadeira, decidem pôr um anúncio no jornal, oferecendo seus serviços de "jovens aventureiros". Eis que surge uma missão desafiadora que os coloca em contato com diversos perigos – de espiões internacionais a um arqui-inimigo em busca do domínio global.



Resumo

O adversário secreto de Agatha Christie conta a estória envolvendo Tommy e Tuppence que são dois jovens amigos que após a primeira guerra mundial se encontram desempregados e precisando de dinheiro. Logo, uma saída para esses “desempregados’ é tornar-se detetives e por uma coincidência acabam se envolvendo em um caso contra um inimigo desconhecido. Nesse sentido, esses personagens recebem ajuda de um milionário chamado Julius, de um agente conhecido como Mr. Carter e de um advogado que é o Mr. Edgerton. Juntos, Tommy e Tuppence, tem que achar uma jovem americana chamada Jane Finn e um documento muito importante sobre a guerra.

Sobre os personagens 

Os personagens principais são uma ótima dupla. Tommy é um pouco lento no raciocínio, mas também é bem cabeça dura. Já Tuppence por outro lado é intuitiva, adora se aventurar e é uma mulher bem independente. Julius é um americano e tem como característica ser debochado e sarcástico, Mr Carter parece ser bem misterioso e Mr edgerton é manipulador.

Sobre a trama e a narrativa

O livro é bem ”facinho” de ler. Então, como a própria autora diz: “O livro e para aqueles que levam uma vida monótona e gostariam de se aventurar, é um livro muito divertido e em alguns momentos ate meio tenso”.

O livro também tem pontos de vistas de Tommy e Tuppence, bem como tem uma narrativa com poucas palavras complexas.

Considerações Finais

Esse foi o segundo livro de Agatha a ser lançado, e na minha opinião, Tommy e Tuppence são umas das melhores duplas de detetives que existem; realmente um completa o outro.
É um livro muito bom e tem uma leitura fácil, divertida, com alguns momentos tensos. Aliás, a mesma conta com personagens com personalidades carismáticas e com um final surpreendente.

Curiosidades do livro e da autora

Esse foi o segundo livro a ser lançado por Agatha em 1922, mas foi escrito antes;
Há somente 5 livros com Tommy e Tuppence;
O ultimo livro de Agatha ( portal do destino – 1973) foi protagonizado por Tommy e Tuppence;
Tommy e Tuppence são jovens normais, como na afirmativa do próprio livro, não são charmosos e nem são beldades como outros detetives e envelhecem no decorre dos livros;
O adversário secreto tem sua origem, durante o fato histórico verdadeiro, no naufrágio do Lusitânia em maio de 1915;
Agatha depois contou que John Lane não gostou muito do adversário secreto, pois era muito diferente de seu primeiro livro.




Comente com o Facebook:

1 comentários: