RESENHA: O MISTERIOSO CASO DE STYLES: O PRIMEIRO MISTÉRIO DE HERCULE POIROT - SEM SPOILER


Título: O misterioso caso de Styles: o primeiro mistério de Hercule Poirot
Título original: The Mysterious Affair at Styles
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Lido em E-book
Resenha: Ana Clara Boffelli


Sinopse


Quando mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, vinte anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece?Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas – final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.

INFORMAÇÕES PERTINENTES

        Esse blog assim como outros estão participando do “Projeto lendo a rainha Christie” (mais informações aqui). Sendo assim, convidei minha prima que tem 14 anos para participar desse desafio e essa é a primeira resenha dela. Espero que essa seja a primeira de muitas outras resenhas, pois leitora ela já é! Seja bem vinda ao blog Clarinha. Ah, cabe ressaltar que esse é o primeiro livro dos que serão lidos dentro desse projeto e a resenha tem um modelo diferente das minhas pelas razões de ter respeitado a forma que a mesma conseguiu se expressar, quer dizer, mesmo fazendo algumas correções deixei a estrutura que ela encontrou para descrever os seus apontamentos sobre a obra.

RESUMO 


Esse livro foi escrito por Agatha Christie e se passa na época da primeira guerra mundial, na mansão de Styles que está localizada na Inglaterra. A mesma retrata o misterioso assassinato de Emily Inglethorp e é investigado por Hastings e Hercule Poirot e tem como suspeitos todos os parentes da vitima, conhecidos e pessoas que tinham acesso a casa se tornam suspeitos.

IMPRESSÕES 

Esse livro é muito detalhista, às vezes uma simples pista muda todo o contexto da historia e isso deixa você preso no livro ao ponto de não conseguir mais parar de ler. Todos os personagens têm personalidades completamente diferentes um do outro, principalmente os protagonistas; o Poirot, como o próprio livro chama, é um homem de “método’’ e o Hastings é bem “bobão” e faz umas piadas nem um pouco engraçadas. O livro em si e muito bem escrito e tem uma narrativa bem misteriosa e algumas vezes descontraída, uma hora o livro faz você achar que o assassino é aquela pessoa, e,  depois faz você acredita que é outra e no final o assassino e quem você não imaginava.

OPINIÃO FINAL

O livro é muito bom e interessante e o final te deixa de boca aberta, não porque o assassino é improvável, mas porque é obvio. A capa é muito bem feita e eu super recomendo.

CURIOSIDADES SOBRE A AUTORA E SUA OBRA

1-          Esse livro foi escrito durante a primeira guerra mundial, para ser exato em 1917, mas foi publicado em 1920.
2-          O titulo em inglês é “The mysterious affair at styles’’ (a preposição ‘’at’’, recebe a tradução “em’’ na Língua Portuguesa), mas o titulo oficial em inglês aparece com a preposição “of” que em português seria o “de’’. O que com as minhas pesquisa me levaram a crer que foi um foi
um erro proposital para chamar a atenção.
3-          pouco tempo incluíram no livro o final original, pois existem alguns livros que não tem esse final.
4-           Agatha trabalhou na cruz vermelha na primeira guerra mundial, e, por isso, ela sabe tanto sobre venenos.
5-          Agatha começou a escreve quando sua irmã a desafiou a escrever uma historia de detetive.

Obs: Informações sobre a autora retirada da internet.

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, Clarinha! Adorei. Também gostei muito das curiosidades sobre a autora. Ainda estou lendo e espero me surpreender como vc.🥰

    ResponderExcluir
  2. Parabéns clarinha sou eu a Marisol kkkk sua resenha foi ótima e sua escrita também é sensacional ❤

    ResponderExcluir
  3. Claramente que eu conheço a autora mas a verdade é que não me chama a atenção o gênero, já tentei algumas vezes ler suas obras mas nunca me prendeu o suficiente.
    Mas achei interessante conhecer suas impressões sobre esse livro, parabéns.

    Abç.

    ResponderExcluir
  4. Essa resenha me deu muita nostalgia. Já li esse livro e me encantei ainda mais pela Agatha Christie. <3
    Essa resenha me deu vontade de ler esse livro de novo! hahaha

    Beijos,
    Isa Gomes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade, pois vejo falarem super bem dos livros dela. Adorei tua resenha e fiquei com mais vontade ainda de ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Nao conhecia esse livro, mas adorei sua resenha e ja fiquei curiosa p ler

    ResponderExcluir
  7. Em primeiro lugar adorei o projeto. Sou super fã de Agatha e amo as obras dela! Em segundo que resenha maravilhosa da Clarinha! Parabéns... espero que ela continue escrevendo, gostei bastante!
    Sobre o livro... é eu bem que tento, mas nunca consigo descobrir o assassino. kkkkkkkkk
    Passa lá no blog e confere post novo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu também li este livro recentemente e gostei bastante. Fiquei surpresa com o assassino da história e como o Poirot foi investigando os suspeitos. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Clara adorei a resenha,cheio de surpresa ,a Agatha é maravilhosa e seu blog incrível bjs

    ResponderExcluir
  10. Sou completamente apaixonada pela Agatha Christie... acho que é outro nível de escrita e história sabe ♥
    Esse livro eu já li e gosto muito, mas o meu preferido dela é o "O assassinato de Roger Ackroyd", já leu?

    ResponderExcluir
  11. lembro que anos atrás eu tentei ler esse livro mas como era nova e mal sabia das leituras mais adultas e detalhadas acabei largando junto com varios dela, hoje em dia amo a autora mas esse livro ainda não :3

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gente, que amor! Uma menina tão jovem e lendo uma história assim é realmente uma delícia, pois sabemos que os gostos dela já estão variando dentro da literatura, que é tão grande! Que ela seja muito bem vinda! Ainda não li esse livro, mas espero realizar a leitura em breve também.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem por aí?

    Essa é uma das obras da "rainha do crime" que ainda não tive o prazer de ler. Tenho certeza que eu vou amar quando o fizer, pois além de eu ser muito fã da autora, não tem como não amar o personagem Poirot. É, sem dúvidas, o melhor personagem criado por Agatha. Adorei a resenha.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem por aí?

    Essa é uma das obras da "rainha do crime" que ainda não tive o prazer de ler. Tenho certeza que eu vou amar quando o fizer, pois além de eu ser muito fã da autora, não tem como não amar o personagem Poirot. É, sem dúvidas, o melhor personagem criado por Agatha. Adorei a resenha.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  15. Opa, tudo bem por aí?

    Achei muito interessante esse projeto de ler a Rainha do Crime. Admiro muito a Agatha e suas obras, que, apesar da época em que foram escritas, muitas coisas são atemporais e parecem bastante com os dias hodiernos. Uma das minhas metas para o presente ano é ler mais obras da autora. Adorei a resenha!

    Abraços :)
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados - Angie Ammeline.

    ResponderExcluir