RESENHA: PRÍNCIPES DO DIAMANTE (LIVRO 1) - TE JURO AMOR EM SILÊNCIO - SEM SPOILER

Título:Te juro amor em silêncio
Autora: Raíza Varella

Adquiri o livro pelo KindleUnlimited 


Sinopse


Ela

Eu o chamo de Ms. Foda Fantástica.Ele ainda não me conhece, mas por causa das paredes finas dos nossos apartamentos eu sei tudo a respeito dele.Faz 39 dias que o cretino se tornou meu vizinho de porta.Faz 39 dias que o cretino me faz pecar.Faz 39 dias que eu não durmo direito por causa das suas “noites agitadas”.Faz 39 dias que eu não penso em outra coisa a não ser me sufocar com o travesseiro.Eu o odeio.Eu o odeio como nunca odiei ninguém.
Ele

Ela me odiava.Ela não foi como as outras garotas.Ela não perdeu o rumo na minha cama.Ela não arrancou as roupas e gritou dentro do meu apartamento.Ela fez pior.Ela me contou todos os seus pecados dentro do elevador e condenou minha alma ao inferno porque agora não tem nada que eu deseje mais do que tê-la para mim. O problema é que Roberta Brasil já é de outro.




        Um livro tem muitas faces, muitas interpretações, é subjetivo e a personalidade é adquirida conforme a individualidade do ledor e isso pode resultar em diversas óticas, ou seja, uns leitores os conceituam como ótimo, outros como regulares e assim por diante. Contudo, uma critica precisa ser construtiva e considerar as barreiras que o autor teve para superar todas as dificuldades, desde dormir tarde até conseguir construir um mundo de faz de contas.
        Após enfatizar essas peculiaridades gostaria de ressaltar que ao ler esse livro alguns pontos me encataram e outros me confundiram. Entretanto, começarei destacando as qualidades.O livro tem uma linguagem fácil, a estória é envolvente, os personagens carismáticos e toda a ambientação e contexto são significativos.
        A narrativa inicial do livro é feita por um “cúpido” de maneira indireta, é cômica e muito cativante. Esse ponto inicial trata-se do “joalheiro” falando de seus filhos, de imediato é perceptível que a autora, Raíza Varella, tem um talento natural. Confesso que nesse momento percebi que iria gostar de toda a explanação da trama, pois as risadas foram o ponto forte pela concepção desse personagem. Como é um livro com continuação somos apresentados a outras personalidades como uma introdução para os próximos volumes.
        Roberta é a protagonista, a mesma está noiva é advogada e foi criada por freiras. Átila é médico, mulherengo e gosta de um tipo de sexo “alternativo”, embora o livro não seja BDSM. Daí começa a nossa saga. A mocinha é carismática, mas em muitos momentos infantil, e essa infantilidade é uma característica da mesma. O problema não é a dependência ou a necessidade de ser cuidada, aliás isso é comum em muitos obras desse estilo literário, a problemática é como essa realidade é desenvolvida durante a teia de acontecimentos. Paralelamente a isso, a escritora formou uma seriedade quando Roberta desenvolve seu âmbito profissional, nada mais contraditório. Não que isso seja um problema gritante, mas contradiz o perfil que é traçado, em determinado momento temos uma Roberta competente e no outro dependente. Essa carência é justificado em alguns pontos, mas a troca de personalidade é visível até mesmo no noivo, que em um instante é o vilão e no outro não. Aliás, soma-se a isso outra esfera, já que a postura do noivo é demonstrada por meio de uma atitude de mau caráter e legitimada e aceita por colocar a culpa dessa ação na noiva (Roberta).
        Átila não é diferente de um mocinho tradicional que guarda um segredo que compromete toda a família e que precisa ser "salvo". No momento que é "salvo" tudo entra nos conformes. E, esse é o ponto negativo, pois a autora fica postergando de todas as maneiras para que haja mais quantidades de folhas. Como diz o ditado popular, quantidade não é sinônimo de qualidade e a escrita tem ápices contagiantes e outros monótonos. Outra particularidade são erros na linha temporal, não foi possível sublinhar essas propriedades, dado que li pelo Kindle, porém foram essas idiossincrasias que mais incomodaram. O livro tem potencial, e, talvez uma revisão consertasse esses problemas envolvendo o tempo.

        Toda essa proeminência evidencia que ao pormenorizar o exemplar de Raiza Varela há um enorme talento, mas que por meio de um olhar crítico é necessário lapidar alguns desenvolvimentos da estória, não que essas minúcias sejam necessariamente um problema, em razão de não ser empecilho para o desenvolvimento e interpretação da diegese. No entanto, a releitura e correção iria contribuir para entrecho com maior magnitude e qualidade. 

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Muitos claras e concisas suas observações. A gente precisa estar atento aos detalhes e enxergar os pontos negativos e positivos sempre! Afinal o livro é feito para o leitor e se o leitor não se perder, se perde também a história.

    Tenho curiosidade pela leitura, mas no momento estou evitando livros com continuações.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Você tem uma visão crítica muito bem embasada! Que interessante suas observações.
    Quem sabe chegue aos olhos e ouvidos da autora!!! Seria uma bela análise.
    A respeito de sua leitura como um todo, eu realmente ainda não me vejo lendo livros desse gênero. Não chamam minha atenção. Mas, sei como é um gênero bastante rico e muito aclamado.
    Abração

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não consigo me ver lendo livros assim, é um tipo de leitura que não faz parte da minha realidade e sem contar que coisas Alossexuais e heterossexuais demais me dão desespero.
    Adorei os argumentos que você usou pra avaliar o livro, seria muito interessante se a autora pudesse ler e quem sabe entrar em debate com você. Isso acnteceu comigo uma vez e hoje eu e o autor somos grandes amigos hahahahahaha
    Adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, ótimo post! Eu vi esse livro na Amazon e fiquei bem com um pé atrás em relação a ele pelo enorme número de páginas, peguei trauma de alguns romances que enrolavam demais, pelo visto eu tinha razão para temer. Acho que já li um conto da autora e ela consegue mesmo fazer cenas engraçadas, mas essa discrepância na personalidade da mocinha certamente me incomodaria também.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o grande motivo de eu fugir de livros desse jeito são alguns desses pontos de instabilidade na construção de personagens. Eu leio com olhar muito crítico hoje em dia, então, se eu percebi coisas assim, já me dá vontade de desistir haha.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua sinceridade na resenha. Eu já li outros livros da autora e gostei muito da forma como ela escreve e possui uma escrita muito fluída. Essa é a segunda resenha que vejo do livro e fiquei curiosa para conhecer e suas ressalvas só me fizeram ter um olhar diferenciado para quando ler essa obra.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. tu é paciente poq se fosse eu e notasse a enrolação ja deixava a leitura de lado, acho esse tipo de atitude bem ruim pro leitor, querer apenas paginas

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo o livro o concordo plenamente com sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me fez recordar que não li a continuação, quer dizer, a estória com os outros irmãos....

      Excluir