Resenha: Família Murray 15 - Série Terras altas - O lobo das terras altas (Sem spoiler)

Título: O lobo das terras altas
Título original: Highland wolf
Autor: Hannah Howell
Editora: Nova Cultura

Sinopse

15º Livro da Série Murray Family

Personagens: James Drummond e Annora MacKay

Escócia, 1477



Vingança ou paixão?Annora MacKay sente uma energia perturbadoramente maligna em Dunncraig, a propriedade adquirida por seu primo, um homem cruel e implacável. Somente a afeição que ela tem pela menininha que o primo afirma ser filha dele é que a impede de ir embora. Mas então, um homem misterioso chega ao castelo, e Annora não consegue parar de pensar nele, nem de desejá-lo... James Drummond foi, no passado, um rico proprietário de terras. Hoje, um renegado sem pátria e sem lar, ele quer de volta o que lhe foi roubado: sua reputação, suas terras e sua filha. Seu disfarce para entrar em Dunncraig é apenas o primeiro passo do plano. Porém, a encantadora mulher de cabelos negros que adora sua filhinha é uma surpresa inconveniente... Porque James veio em busca de vingança, não de amor.



Série Família Murray/ Terras altas

Outras resenhas:

Livro 5: Vingança de amor









        Antes de começar essa resenha gostaria de enfatizar que percebo um grande preconceito entre os leitores quando se trata de romance de banca. Pessoalmente, já passei por uma situação desagradável onde o intelecto é julgado pelas obras que são lidas, o que é de uma discriminação que representa uma ausência de reflexão sobre o assunto, e, ouso afirma que tem um grande problema cognitivo para pessoa que faz pré-julgamentos baseados nessa particularidade, isto é, do gosto literário das pessoas.
        Partindo desses pressupostos, acho que podemos iniciar a resenha. Hannah Howell teve muito de seus romances, e acredito que ainda tenha, traduzido para a Língua Portuguesa nos anos 2000. A maioria de suas obras foi publicada pela extinta editora Nova Cultura em uma edição chamada de Clássicos Históricos. Quando afirmo ser extinta é porque embora o website esteja válido não há atualização há anos.
        A sinopse descreve bem todo o contexto da narrativa, mas diferente do livro anterior da série que li (Vingança de amor) esse é muito envolvente. A protagonista não é mimada, enjoada ou insegura. Obviamente, que no final há umas indecisões das atitudes de Annora, mas nada muito enfático ou prolongado. Talvez, o fato dessa “mocinha” ser filha de uma mãe solteira do século XV tenha contribuído para a construção de uma heroína que conquiste o ledor. Outro ponto interessante é que mesmo sendo um romance dedutível a autora trabalha com a realidade da época e um exemplo disso é a ausência de higiene por parte dos homens, retratada em alguns parágrafos, e a violência sofrida pelas mulheres.
        Outro aspecto que merece consideração é James Drummond. A construção do personagem é bem encantadora, aquele tipo de homem que sabemos não existir, mas suspiramos pelo canto. Obviamente que ele faz de tudo para conquistar novamente suas terras e provar sua inocência. Ao realizar uma pesquisa na internet identifiquei que de tantos livros da série esse seria o filho que Cameron MacAlpin não sabia ter. Esse, Cameron MacAlpin, é o personagem principal do segundo livro (Em defesa da honra).
        Embora tenha gostado muito dessa obra teve algo que me incomodou e percebo que é uma característica de muitas autoras desse gênero literário. O fato de sempre colocarem uma criança com menos de 8 anos com uma maturidade surreal. Evidentemente que o sofrimento amadurece as pessoas, porém a forma como é descrito nos livros parece que a criança morreu e reencarnou com doses e mais doses de conhecimento. Isso de fato é um ponto negativo.
        Por fim, esse é um livro até um pouco grosso para o estilo literário, mas que consegui ler em poucos dias (já que trabalho, estudo e etc) e que me deixou bem entusiasmada para prosseguir com os outros livros da Hannah Howell. Claro, que a sua opinião pode discordar da minha, então, não deixa de comentar. Deixarei todos os links que me deram direção para o desenvolvimento dessa critica literária. Cabe ressaltar que os livros não têm ligação com nenhum outro da série e, por isso, podem ser lidos fora da sequência.

 Série Murray

Livro 1- Destinos Ao Vento (Highland Destiny)
Livro 2- Em Defesa Da Honra(Highland Honor)
Livro 3- Laços de Amor (Highland Promise)
Livro 4- Juramento de Amor (Highland Vow)
Livro 5- Vingança de Amor (Highland Knight)
Livro 6- Noiva das Terras Altas (Highland Bride) [Série MacEnroys 1]
Livro 7- Anjo das Terras Altas ( Highland Angel )
Livro 8- Um Toque Mágico ( Highland Groom ) [Série MacEnroys 2]
Livro 9- Senhor das Terras Altas (Highland Warrior ) [Série MacEnroys 3]
Livro 10- Guerreiro das Terras Altas (Highland Conqueror) [Série Camerons 1]
Livro 11- (Highland Champion)- Inédito no Brasil [Série Camerons 2]
Livro 12- O Amante das Terras Altas (Highland Lover ) [Série Camerons 3]
Livro 13- O Bárbaro das Terras Altas(Highland Barbarian )
Livro 14- No Auge da Paixão (Highland Savage )
Livro 15- O Lobo das Terras Altas(Highland Wolf )
Livro 16- O Pecador das Terras Altas (Highland Sinner )
Livro 17- (Highland Protector)
Livro 18- (Highland Avenger

Links interessantes:

Coluna de idéias: Preconceito literário
Ordem dos livros 

Árvore genealógica 
Página da autora (a única que encontrei)
Editora Nova Cultura

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Oii, tudo bem?

    Menina, pois eu amo um romance de banca, viu?!!
    Achei a premissa incrível, ainda mais por se passar na Escócia. Já estou bem curiosa quanto ao desfecho dessa vingança.
    Acho que o fato da criança ser surpreendentemente madura vai me incomodar durante a leitura também, mas não o bastante para me fazer desistir dessa história, que parece ser tão maravilhosa.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!


      O destaque não é a criança, então, acredito que você vá gostar.


      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, que série pequena hein kkkk omg quantos livros!!

    Gostei bastante da sua resenha e da proposta desse livro. E concordo muito com o que você disse: as pessoas tem muito preconceito com romance de banca. Ta certo que tem uns cujas histórias são bem repetitivas, mas cara, tem umas obras que minha nossa, são encantadoras, e só por ser "romance de banca" as pessoas torcem a cara.

    Gostei bastante desse livro, vou procurar mais sobre a série em si.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Sinceramente, acho esse preconceito literário terrível, as pessoas tinham que parar de se importar com o que as outras estão lendo e ver que ESTÃO LENDO!!!! Uma grande parcela dos brasileiros não lê nada, se ao menos lessem romance de banca já seria grande coisa e não falo isso desqualificando os romances de banca, pelo contrário.
    Eu ainda não conhecia essa série e achei bem legal poder conferir a resenha sobre esse voume.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas gostei bastante de conhecer sua opinião.
    Nunca li esse gênero, então não sei se me agrada ou não, mas gosto de sair da minha zona de conforto. Quem sabe eu dê uma chance ao livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Realmente, as pessoas tem um certo preconceito com livros de banca, mas minha avó sempre leu e eu tenho um carinho muito especial, mesmo não lendo com tanta frequencia. Gostei da sua resenha e de conhecer a sua opinião sobre o livro. Eu tbm não gosto muito quando as personagens fogem de um padrão aceitavel. Crianças adultas demais me irritam...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. É um gênero literário que não me atrai, mas também não entendo esse preconceito com o mesmo. Ler é tão bom e isso já basta! Eu mesma comprava para minha irmã ler *_* gostei da sua resenha e mesmo não me interessando tanto pela leitura, fiquei curiosa.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Ainda não conhecia esse livro, mas a premeia dele é bem legal. Gosto de livros desse gênero, adorei a resenha, vou anotar a dica ♥️

    ResponderExcluir
  8. Esta série eu não conheço ainda, mas também não gosto quando um personagem aparece mais maduro do que o necessário. Fica esquisito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Acredito que preconceito literário, isso envolvendo qualquer gênero, é uma tolice. Como alguém pode julgar o gosto pessoal do outro e ainda se achar melhor por ler determinadas obras? Parece que quanto mais as pessoas leem, mais sem noção elas ficam. É inacreditável. Mas, enfim, eu não sou de ler romances de banca, por isso irei passar essa indicação. Até porque é uma série bem grande, né? E eu também não costumo me dedicar a séries, gosto de livros únicos.
    Leia o que te faz bem! ♥

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era adolescente lia muito romance de banca, lembro que tinha vários empilhados pela casa, não conseguia ir no Sebo da cidade sem trazer pelo menos um dos meus queridinhos.

    Com o tempo fui perdendo um pouco o gosto por este gênero, acho que tive uma overdose hehehe Tanto que doei todos os exemplares que eu tinha.

    Agora aos poucos noto que minha vontade de voltar a ler estes livros esta reaparecendo e o seu post surgiu na hora certa, vou adicionar este livro na minha lista de leitura este ano ♥

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu enjoei de romances de banca. Tinha uma maratona só do gênero que nem sei se ainda existe, foi nela que conheci melhor esse estilo de livro, e tive experiências boas e ruins, como em qualquer outro gênero. Os livros dessa autora que li curti, mas essa questão da maturidade irreal da criança me incomodaria nesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!


      Eu recordo dessa maratona, caso não esteja enganada, o nome era "maratona de banca" e todos os meses tinham. Era bem divertido, mas também não sei se tem.


      Beijos!

      Excluir
  12. Adoro romance de banca, comecei lendo por causa desse tipo de livro, mas sei que rola preconceito e acho isso uma bela babaquice. Quanto ao livro em questão, fiquei super curiosa para conhecer esse personagem que faz suspirar, James. Não conheço a escrita da autora, mas fiquei bem bem animada para ler algo dela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro, nem a série mas só o fato da mocinha não ser mimada já me anima ainda mais para ler, mesmo que eu não leia muitos livros do gênero. Essa maturidade de um dos personagens também me incomoda mas infelizmente é algo que eu vejo em muitos livros. Mesmo com estes pontos altos e baixos fiquei curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Não é o meu tipo de livro. Já li bastante na adolescência, mas acabei enjoando. Na vida adulta, tenho preferido outros livros. Acho chato mesmo ter preconceito, mas acho que vai rolar, até porque as pessoas julgam antes de conhecer, né? Eu sei que posso julgar, pois conheço, mas não posso julgar a pessoa que lê o gênero, porque, afinal, a leitura é dela. Adorei o debate, acho muito necessário :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. oii tudo bem ?
    aiiii como to com saudade de ler um romance de banca... esse infelizmente não tive a oportunidade de ler mas fiquei curiosa em ler darei uma olhada. tentarei ler ele esse ano obrigado pela dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Ah amiga bem vinda ao barco! Não só os romances de banca são vistos com maus olhos, atualmente até quem lê romance de época é visto com um intelecto menor. Eu simplesmente deixo isso de lado e leio o que quero mesmo haha Conheço Hannah Howell de nome, pois uma amiga minha AMA as histórias dela, e espero ainda um dia ter oportunidade de ler uma obra sua. Gostei deste enredo, e pelo que vejo a autora escreve bastante haha Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ou Verônica, sua linda, tudo bem?
    Esse comportamento é complicado mesmo, não é só romance de banca não. Tem pessoas que gostam de romances eróticos e precisam colocar aquelas capas para livros para esconder o livro que estão lendo. Muito triste isso, não ter liberdade para escolher o tipo de livro que quer ler. Eu amo histórias com crianças, que pena que nessa colocaram alguém com comportamento irreal para a idade. Gostei muito da sua resenha sincera.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  18. Ei Verônica tudo bem?
    Amo livros desse gênero e acho tão preconceituoso as pessoas acharem um gênero literário inferior ao outro se colocar superior a outra pessoa por essa não ler um gênero que ele acha mais intelectual. E concordo com você sobre esses colocarem crianças com uma maturidade alem da sua idade. Por fim amei sua resenha e não conhecia ainda esses livros vou da uma procurada a respeito deles.

    Bjus**

    http://imagine-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, infelizmente existe mesmo esse preconceito bobo com a leitura alheia. Eu ainda não conhecia esse livro e achei bem legal ele trazer alguns aspectos mais realistas da época em que a história se passa, se surgir a oportunidade é uma leitura que farei.

    ResponderExcluir
  20. Olá, resenha muito Boa. Só teve um erro na informação sobre a estória de James, salvo engano, ele é filho de da irmã de Bethia, a mocinha do terceiro livro, que faz par romântico com Eric Murray no terceiro livro da série.

    ResponderExcluir